Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

II Symposium Brain Origins of Diseases começa no domingo (29)

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Danielle Campez

O II Symposium Brain Origins of Diseases é um Simpósio Internacional com ênfase em distúrbios cerebrais relacionados à ansiedade, estresse e estados de pânico e terá a participação de renomados neurocientistas do Brasil e do mundo. A iniciativa é do Laboratório de Fisiologia Cardiovascular (LFC) com apoio do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas da UFOP. O evento acontece domingo (29) e segunda (30), no Centro de Artes e Convenções da Ufop e tem como público pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação. 

O início
As pesquisas em torno do tema fazem parte de uma linha de trabalho que provêm do LFC. Segundo um dos coordenadores do laboratório, Prof. Deoclécio Chianca Jr, o laboratório teve seu início em 1998, junto ao Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas e vem trabalhando com vários temas, entre eles com a regulação cardiovascular de modo geral. Ainda segundo ele, a chegada de um outro professor, Rodrigo Cunha Alvim de Menezes, possibilitou a abertura dessa área de atuação no laboratório. 

E foi abrindo esse leque de execuções que o Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas recebeu, atualmente, a nota 6 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). De acordo com os coordenadores, na região não existe nenhum programa da área que tenha conseguido essa avaliação. 
 
02470_dsc_0244_66772995337255404.jpg 
Coordenadores do LFC, Deoclécio Chianca Jr e Rodrigo Cunha Alvim de Menezes, destacam o simpósito como uma enorme oportunidade para acadêmicos e profissionais - Foto: Thiago Barcelos 
 
O simpósio
Segundo Menezes, que também é presidente do evento, a ideia surgiu de duas colaborações: uma em São Paulo e uma nos Estados Unidos que trabalham com o mesmo tema do Simpósio. “É um tema que o Brasil está começando a focar mais. Estava um pouco esquecido, mesmo existindo uma grande quantidade de pessoas diagnosticadas”, explica. 

Um dos palestrantes, professor Anantha Shekhar da Universidade de Indianapolis/USA, explanará em um seminário os mecanismos centrais da ansiedade e pânico. De acordo com Deoclécio, o psiquiatra Shektar tem o papel importante de pegar a pesquisa básica e levar para a clínica, processo chamado de “ciência translacional”. “Inclusive esse é o tema da palestra dele: como a pesquisa básica pode ajudar a clínica a fazer pesquisa e como isso eventualmente pode chegar a novas terapias e diagnósticos”, complementa. 

Outra palestra confirmada é do cientista Mark William Chapleau, professor da Universidade de Iowa/USA e um dos mais renomados cientistas na área. Seu Laboratório de Pesquisa figura entre os mais importantes e produtivos no mundo. A palestra, intitulada "Novel Molecular Targets for Protection in Neuroinflammatory Disorders” terá como foco a neuromodulação. 

Os organizadores do evento acreditam que esta é uma ação de internacionalização da UFOP por meio do Simpósio, lembrando que existe uma possibilidade dos participantes manterem uma parceria e criar um contato com os pesquisadores/palestrante. “Eles vão encontrar pessoas que tem publicações de extrema importância. É uma oportunidade enorme pois portas podem se abrir”, afirma Deoclécio.

Para saber mais sobre o congresso, programação e inscrições, acesse o site.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.