Criado por Administrator em qua, 18/11/2015 - 17:31
Danielle Campez
O II Symposium Brain Origins of Diseases é um Simpósio Internacional com ênfase em distúrbios cerebrais relacionados à ansiedade, estresse e estados de pânico e terá a participação de renomados neurocientistas do Brasil e do mundo. A iniciativa é do Laboratório de Fisiologia Cardiovascular (LFC) com apoio do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas da UFOP. O evento acontece domingo (29) e segunda (30), no Centro de Artes e Convenções da Ufop e tem como público pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação.
O início
As pesquisas em torno do tema fazem parte de uma linha de trabalho que provêm do LFC. Segundo um dos coordenadores do laboratório, Prof. Deoclécio Chianca Jr, o laboratório teve seu início em 1998, junto ao Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas e vem trabalhando com vários temas, entre eles com a regulação cardiovascular de modo geral. Ainda segundo ele, a chegada de um outro professor, Rodrigo Cunha Alvim de Menezes, possibilitou a abertura dessa área de atuação no laboratório.
E foi abrindo esse leque de execuções que o Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas recebeu, atualmente, a nota 6 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). De acordo com os coordenadores, na região não existe nenhum programa da área que tenha conseguido essa avaliação.

Coordenadores do LFC, Deoclécio Chianca Jr e Rodrigo Cunha Alvim de Menezes, destacam o simpósito como uma enorme oportunidade para acadêmicos e profissionais - Foto: Thiago Barcelos
O simpósio
Segundo Menezes, que também é presidente do evento, a ideia surgiu de duas colaborações: uma em São Paulo e uma nos Estados Unidos que trabalham com o mesmo tema do Simpósio. “É um tema que o Brasil está começando a focar mais. Estava um pouco esquecido, mesmo existindo uma grande quantidade de pessoas diagnosticadas”, explica.
Um dos palestrantes, professor Anantha Shekhar da Universidade de Indianapolis/USA, explanará em um seminário os mecanismos centrais da ansiedade e pânico. De acordo com Deoclécio, o psiquiatra Shektar tem o papel importante de pegar a pesquisa básica e levar para a clínica, processo chamado de “ciência translacional”. “Inclusive esse é o tema da palestra dele: como a pesquisa básica pode ajudar a clínica a fazer pesquisa e como isso eventualmente pode chegar a novas terapias e diagnósticos”, complementa.
Outra palestra confirmada é do cientista Mark William Chapleau, professor da Universidade de Iowa/USA e um dos mais renomados cientistas na área. Seu Laboratório de Pesquisa figura entre os mais importantes e produtivos no mundo. A palestra, intitulada "Novel Molecular Targets for Protection in Neuroinflammatory Disorders” terá como foco a neuromodulação.
Os organizadores do evento acreditam que esta é uma ação de internacionalização da UFOP por meio do Simpósio, lembrando que existe uma possibilidade dos participantes manterem uma parceria e criar um contato com os pesquisadores/palestrante. “Eles vão encontrar pessoas que tem publicações de extrema importância. É uma oportunidade enorme pois portas podem se abrir”, afirma Deoclécio.
Para saber mais sobre o congresso, programação e inscrições, acesse o site.