Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Inclusão Social é tema de Fórum no sábado (24)

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Carol Antunes

A educação inclusiva é um dos passos para trabalhar a aceitação das diferenças na construção de uma sociedade menos preconceituosa. Pensando nisso, os professores da UFOP, Rosa Maria Coutrim e Marco A. Melo Franco, organizam o I Fórum de Inclusão da Região dos Inconfidentes, paralelo a V Jornada do Núcleo de Estudos sobre Sociedade, Família e Escola. O evento acontece sábado (24), no Centro de Convenções de Mariana, a partir das 8h. 

Em entrevista para Rádio Ufop Educativa, um dos idealizadores do evento, Marco Franco, abordou a questão da inclusão em vários aspectos. “Quando falamos de inclusão, é uma mudança de paradigma, é pensar em ressaltar a diferença não a igualdade. Ela tenta romper com a lógica de se trabalhar com a homogeneidade, como vemos nas salas de aula. Mas temos que pensar que somos todos diferentes”, afirma o doutor em Saúde da Criança e do Adolescente. Seguindo essa linha, Marco ressalta ainda que, a lógica da normalidade está presente no nosso cotidiano, onde a sociedade tem um padrão e uma pessoa que é diferente está a margem disso. “Não deve ser assim. Na verdade, a sociedade que precisa se reorganizar para lidar com essa diferença”. 

Segundo o professor, a discussão da inclusão tem que ser mais ampla que a discussão da inclusão da criança com alguma deficiência. Deve-se pensar também na questão étnico-racial, da homossexualidade etc. “Se nós vamos falar de diferença, temos que abordar a diferença em sua amplitude. É um desafio para se pensar a inclusão. O sujeito não é só o sujeito com deficiência, somos todos nós. Sujeitos sociais, culturais, com nossas características específicas, pensando em um mundo diferente que nós temos, que abarque tudo isso, não que exclua”, completa. 

Sobre todos os desafios de inclusão que se vive em todos os lugares, Franco explica que uma das propostas do Fórum é que professores de Ouro Preto e Mariana relatem suas práticas. A ideia é trazer as experiências que surgem e apresentá-las de alguma forma, para todos se ajudarem. 

Para ouvir a entrevista completa, clique aqui https://www.youtube.com/watch?v=kE4SiFrkXBM
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.