Ir para o conteúdo

Inconfidentes Rugby tem agenda cheia para 2014

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Caroline Antunes

O Inconfidentes Rugby começou o ano de 2014 com toda energia. No dia 22 de fevereiro, o time masculino adulto estreou vencendo no Campeonato Mineiro de Rugby XV – 1ª Divisão, na cidade de Campo Belo/MG. A equipe local Campo Belo Rugby Football perdeu de 20 a 10 para o Inconfidentes. O próximo compromisso dos ouro-pretanos acontece no dia 15 de março em Uberaba/MG. Esse Campeonato ocorrerá durante todo o primeiro semestre. Já no segundo semestre, a equipe participará das três etapas do Campeonato Mineiro de Rugby Sevens, com previsão para começar em agosto, disputa que vale vaga para o brasileiro de Rugby Sevens em dezembro. O grupo participará também de torneios mais curtos na categoria XV, como a Copa Cidades Históricas e a Taça das Minerações.
 
''Rugby é um esporte de cavalheiros'', citando uma famosa frase, Cleverson Eleuterio, treinador do time masculino adulto, é jogador do Inconfidentes Rugby desde 2012. Começou no esporte em São João del-Rei, onde teve seu primeiro contato com a modalidade esportiva. No Inconfidentes, ele joga como full back, centro e ponta, posições em que o jogador é um dos principais executores das complicadas jogadas de ataque, sempre dando investidas contra a defesa.

“O rugby tem vários esportes dentro dele: você chuta muito como no futebol, disputa bolas no alto como no basquete, tem muito contato como nas lutas e tem força e velocidade como nas modalidades de atletismo”. Cleverson diz que a melhor coisa de praticar o rugby são as amizades feitas: “onde quer que você esteja, se você pratica esse esporte, pode ter certeza de que irá fazer parte de uma família, os valores desse esporte são únicos”. 

Também é esporte para mulheres - O time feminino adulto tem como foco principal do ano as três etapas do Campeonato Mineiro de Rugby Sevens, no segundo semestre, que vale vaga para o Brasileiro. A equipe também pretende participar de uma ou duas etapas do Circuito Fluminense de Rugby Sevens, além de partidas amistosas.

Isabela Bastos, estudante de Educação Física, entrou para a equipe feminina há seis meses. Já jogou na posição de pilar (os jogadores devem ter pescoços curtos e ombros largos por causa da força que é passada por toda a coluna do jogador), mas atualmente joga no centro (posição na qual os esportistas precisam ter muita agilidade para mudarem a direção da corrida rapidamente, a fim de desviar da oposição). Isabela entrou na equipe por acaso, resolveu ir com sua amiga a um treino para ver como era, gostou tanto que ficou. O que a mantém no rugby é o fato de, a cada dia, aprender mais com o esporte, tanto em questões táticas e técnicas de jogo como em questões da vida. Ela conta ainda que há pessoas que falam que é um jogo muito violento para uma mulher, mas ela não encara como preconceito: “eles não sabem do que estão falando, então não os julgo”, afirma. 

Mais jovens - O time juvenil participa, no dia 8 de março, em Belo Horizonte no Torneio Juvenil Alferes Tiradentes, e os destaques da categoria irão reforçar a equipe masculina principal durante o Campeonato Mineiro. A principal competição para os garotos será o Campeonato Mineiro de Rugby Sevens Juvenil no segundo semestre, mas a equipe também está visando às vagas da Seleção Estadual de Rugby XV Juvenil, que disputa o Campeonato Brasileiro Rugby da categoria.

Bernardo Passos Coelho é capitão da equipe juvenil e faz parte do time há um ano e seis meses. Hoje, joga em duas posições, asa ou segunda-linha; em ambas, os jogadores costumam ser altos, fortes e devem ter muita habilidade no manuseio da bola. Bernardo procurou o esporte por gostar de atividades físicas. “A melhor coisa em praticar rugby são os laços de amizade que se formam e os valores que o esporte te passa”, afirma.       

O treinador do time feminino, Tiago Chaves, conta que, para este ano, estão planejando a criação de uma categoria de rugby infantil, utilizando o Tag Rugby, uma modalidade de iniciação desse esporte na qual não existe o contato físico, ideal para ser utilizada com crianças para que conheçam o esporte e os seus valores. 

Saiba Mais - O Inconfidentes Rugby existe desde 2010, formado por atletas da UFOP e de cidades da região. O time participa de campeonatos oficiais desde 2011 e suas principais conquistas são: campeão do I Torneio UFJF de Rugby Sevens Adulto Masculino (2013);  campeão do Copa Cidades Históricas Rugby Sevens Feminino (2012); campeão do Copa Cidades Históricas Rugby XV Adulto Masculino (2012); campeão do Torneio de Rugby Sevens de Nova Lima Adulto Masculino (2012); vice-campeonato Mineiro de Rugby Sevens conquistado pela equipe juvenil (2013); e 4º lugar no Campeonato Mineiro de Rugby XV conquistado pelo Masculino Adulto (2012).

Tiago Chaves ainda conta que o rugby é um esporte para todas as idades, biotipos e para ambos os sexos. Assim como a prática regular de qualquer atividade física, traz inúmeros benefícios para a saúde dos seus praticantes. Além das melhorias físicas, o grande diferencial do rugby está no fato de ser um esporte fortemente associado a valores, como trabalho em equipe, respeito, prazer, disciplina e espírito desportivo. 

“Trabalho em equipe é essencial para o esporte, o respeito mútuo é a base, e o prazer é a razão pela qual se joga e apoia o rugby. Para a prática, exige-se forte disciplina, e sempre defendemos a tradição de camaradagem com os companheiros, adversários e árbitros. O bem-estar e o desenvolvimento pessoal dos jogadores são  fundamentais para toda a atividade de rugby”, completa.

Para saber mais sobre o esporte, assista ao vídeo abaixo: