Criado por Administrator em ter, 10/09/2013 - 19:09

Fernanda Mafia
O “X Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social” teve início nesta terça-feira, 10 de setembro, no Rio de Janeiro. O evento vai até o dia 13 deste mês e durante a sua programação, a Incubadora de Empreendimentos Sociais e Solidários da Universidade Federal de Ouro Preto (INCOP) lançará dois livros.
Na obra “Empresas Recuperadas por Trabalhadores no Brasil”, a UFOP atua como colaboradora nas pesquisas com empresas mineiras. De acordo com a professora da UFOP e coordenadora do INCOP, Sandra Rufino, “são apresentados os resultados da mais ampla e completa pesquisa sobre empresas recuperadas por trabalhadores”.
Pesquisadores de dez universidades entrevistaram empreendimentos que resultaram do empenho de trabalhadores de firmas em crise. Os empregados se associaram em cooperativas para resgatar o patrimônio remanescente que pudessem servir à recuperação da atividade produtiva. A pesquisa financiada pelo CNPq foi fruto de mais de dois anos de trabalho e sistematiza informações de 67 empresas no Brasil.
Aluno de Direito da UFOP, Thiago Augusto Schmidt de Melo é co-autor do capítulo que aborda o Marco Jurídico das Empresas Recuperadas. Ele explica que a obra tem o intuito de apresentar um mapeamento inédito no Brasil sobre as fábricas recuperadas por trabalhadores. “Ter a oportunidade de participar e acompanhar esse trabalho, ajudando no mapeamento das fábricas recuperadas, na elaboração do questionário, na sua aplicação e, por fim, no desenvolvimento do livro foi algo marcante enquanto aluno da graduação e iniciante na pesquisa”, ressalta.
O segundo livro a ser lançado no Rio de Janeiro é “Circuito de Experiências: Tecnologias, Metodologias e Avanços na Extensão Universitária para o Desenvolvimento Social”. Ele revela as experiências dos Encontros Regionais de Engenharia e Desenvolvimento Social realizados em 2012. A organização é da professora Sandra e conta com artigos dos professores da UFOP, Wagner Ragi Curi Filho e Fernanda Santos Araújo. Segundo Sandra, “a coletânea tem como meta sistematizar o que houve de melhor nos eventos e compartilhar com o leitor as ações e os caminhos possíveis para o bem viver e um mundo melhor”, afirma.
INCOP – Trata-se de um projeto de extensão que tem como objetivo fomentar e auxiliar no crescimento de empreendimentos solidários na região de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade. A incubadora tem como sua principal missão implantar a ideia de participação democrática e solidária na comunidade, por intermédio de oficinas, palestras e acompanhamento próximo aos empreendimentos (cooperativas, associações, grupos coletivos). Atualmente ela acompanha 12 empreendimentos.
Interessados em adquirir os livros lançados devem entrar em contato pelo incop@ufop.br. Outras informações sobre a INCOP neste link.