Criado por Administrator em ter, 04/12/2012 - 12:09
Ensinar e aprender são caminhos de mão dupla. O único PET de licenciatura da UFOP é o de Matemática, que iniciou sua caminhada em 2007. O grupo desenvolve diversas atividades extracurriculares que complementam a formação acadêmica e atendem à comunidade. Nesse sentido, o ensino e a aprendizagem da matemática constituem-se o foco das ações, principalmente nas escolas de Ouro Preto. Paralelamente, são desenvolvidas pesquisas que entrelaçam pesquisa, ensino e extensão.
A relevância do grupo e os benefícios da participação são enfatizados pela tutora, professora Ana Cristina Ferreira: “O PET cumpre uma importante função na formação dos alunos ao possibilitar um contato contínuo com a prática docente, em que os universitários conhecem as escolas da região de modo mais profundo”. A educadora ressalta a importância da convivência entre professores e alunos. “Na área de pesquisa, os alunos desenvolvem estratégias e as compartilham no ambiente escolar, retribuindo as oportunidades oferecidas,” reforça a tutora.
Conheça as atividades realizadas durante o ano de 2012
Oficinas para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental
Na escola estadual de Ouro Preto, o professor de geografia Nelson dos Anjos teve a iniciativa de criar um projeto extraclasse para aprimorar o conhecimento dos alunos do 9° ano, preparando-os para o Ensino Médio. A participação do PET consistiu em oficinas semanais, de abril a setembro, na biblioteca da escola. Nelas, Geografia e Matemática foram integradas por meio de atividades envolvendo a cartografia, trabalhando, por exemplo, com a construção de bússola caseira, noções básicas do conceito de escala, distância, velocidade, tempo e operações básicas.
Após o trabalho com a cartografia, os alunos atendidos manifestaram o desejo de se prepararem para as provas do Instituto Federal de Minas Gerais (o IFMG, antigo Cefet). Com isso, o PET continuou atuando semanalmente, mas agora com foco nas questões de provas anteriores e utilizando atividades lúdicas para sanar dificuldades. “É possível criar um ambiente lúdico, criativo, no qual o estudante se envolva e participe ativamente, sem perder de vista o foco na Matemática”, afirma Ana Cristina.
Oficinas para alunos do Ensino Médio
A partir da demanda de professores de Matemática de escolas públicas de Ouro Preto e Mariana, algumas oficinas são ministradas voltadas para o tratamento de tópicos identificados pelos docentes como difíceis de serem ensinados ou aprendidos. Temas matemáticos fundamentais como funções, probabilidade, análise combinatória, geometria são exemplos do que tem sido desenvolvido com os estudantes. As escolas e professores podem solicitar ao PET que desenvolvam oficinas para tratar de temas específicos. O contato pode ser feito pelo email petmatufop@yahoo.com.br/.
Apoio aos calouros de Matemática
Semanalmente, pelo menos três horas são dedicadas ao apoio de alunos dos períodos iniciais. Os petianos se dividem e cada um deles oferecendo ajuda e orientação aos calouros em questões cotidianas da vida acadêmica. Apesar da demanda dos estudantes iniciantes ainda ser pequena, quem se interessar pode receber o auxilio dos integrantes do PET.
Grupo de estudos de Cálculo Diferencial e Integral I
Em dias variados, das 17h30 às 18h30, o PET se reúne com os alunos de matemática e de outros cursos, que estejam interessados em estudar especificamente conteúdos de Cálculo Diferencial e Integral I. O intuito é oferecer um espaço para estudo em conjunto, realizar atividades, discutir exercícios e, quando necessário, contar com um professor para auxiliar o grupo a avançar. Para participar, basta escrever para petmatufop@yahoo.com.br.
Exibição de Curtas
O grupo se reúne, quinzenalmente, para assistir a pequenos vídeos educativos relacionados à matemática, dando continuidade ao projeto iniciado em 2011. A maioria deles está disponível na página Domínio Público, produzidos pela BBC de Londres, e na videoteca de matemática da TV Escola.
UFOP com a Escola
O PETMAT estabeleceu uma parceria com o programa “UFOP com a escola”, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFOP, de modo que, desde 2009, iniciou uma série de ações voltadas ao desenvolvimento profissional dos professores que lecionam matemática para a Educação Básica na região dos Inconfidentes. Nesse sentido, cursos e oficinas são propostos a cada ano para esses professores, em consonância com os objetivos estabelecidos pelo programa em parceria com as secretarias municipais de educação e superintendência de ensino.
Mais informações sobre o PET Matemática, acesse o site http://www.iceb.ufop.br/petmat/.