Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Inscrições abertas para 2ª Mostra de Cinema de Ouro Preto – Cineop

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Cineop apresenta-se como importante foco irradiador da preservação e valorização da cinematografia brasileira

A produção audiovisual brasileira ganhou um novo mirante nas Minas Gerais – a Cineop - Mostra de Cinema de Ouro Preto que foi, desde o seu nascedouro, uma espécie de declaração de princípios em favor do fortalecimento do cinema nacional.

De 14 a 19 de junho deste ano, está agendada a 2ª edição do evento que está com inscrições abertas até 16 de abril. A cidade de Ouro Preto será tomada como um espaço de reflexão sobre o cinema nacional – visto em perspectiva, seja em seus marcos históricos, seja na pulsação dos jovens e veteranos realizadores.

Uma nova frente de fomento e reflexão apresentará ao público o cinema brasileiro alinhado com a idéia de preservação, restauração e memória e, ao mesmo tempo, fará um contraponto com o cinema atual – apresentando as tendências, multiplicidades, diversidades de obras que serão descobertas, desvendadas e compreendidas – uma imersão capaz de construir sentidos, marcar posições e estabelecer posturas.

Concebida e realizada pela Universo Produção, empresa responsável há uma década pela Mostra de Cinema de Tiradentes, a Cineop pretende firmar-se como plataforma de lançamento da nova safra de filmes brasileiros, além de contribuir para o debate em torno de questões cruciais que impactam o setor no País.

A Cineop - 2ª Mostra de Cinema de Ouro Preto continua assumindo a missão de centralizar o foco em um tema candente no contexto atual, potencializado pelas facilidades da tecnologia digital: preservação, restauração e memória do patrimônio cinematográfico brasileiro.

Exibição de filmes, debates e homenagens ocuparão três diferentes espaços ouropretanos, com destaque para o Cine Vila Rica, fundado em 1957 e, ainda hoje, uma referência entre as salas de exibição que resistiram ao tempo no interior de Minas Gerais.

São mais de 70 obras audiovisuais brasileiras em longas, curtas e vídeos, em película 35mm e digital, distribuídos em grades temáticas, que serão projetadas no Centro de Artes e Convenções de Ouro Preto, no Cine Vila Rica e na Praça Tiradentes para um público estimado em mais de 25 mil pessoas.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.