Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Inscrições para o Ciências sem Fronteiras estão novamente por áreas de interesse

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Roberta Nunes

As inscrições para o Ciências sem Fronteiras terminam dia 14 de janeiro. O novo edital que havia excluído a possibilidade de participação de estudantes de 24 cursos, 20 deles de Ciências Humanas, foi revisto devido a liminar expedida pelo Ministério Público do Ceará. Na UFOP ficavam impedidos os cursos de Nutrição, Jornalismo, Artes Cênicas e Música, mas já estão integrados ao sistema novamente, segundo a Assessoria de Comunicação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Agora, o interessado pode se inscrever por área de interesse, sem a restrição dos cursos aptos de cada Universidade.

O foco do programa é a área tecnológica, mas estudantes de Humanas da UFOP já foram beneficiados, na área de Indústria Criativa. A estudante de Artes Cênicas, Renata Sanches, foi uma das que conseguiu uma bolsa para o Canadá antes da proibição. Ela deseja estudar o teatro como método de ensino, contribuindo para o melhoramento do ensino e aprendizagem no Brasil. Renata afirma que “artes também é ciência” e conta que conheceu um professor de biologia que usa o teatro como método. A prova final é uma peça teatral e os estudantes fazem fila para assistir.

Para participar do Ciências sem Fronteiras, o aluno deve preencher o formulário de inscrição diretamente no site www.cienciasemfronteiras.gov.br, escolhendo o país de destino. Não é necessário abrir processo na UFOP. A relação dos códigos dos cursos da UFOP pode ser conferida no site da Propp, caso necessário.


Critérios para participar do CsF

1. Ter completado entre 20% e 90% do currículo na data de saída do intercâmbio. No caso da UFOP, a soma da carga horária cursada até 2012/1 com a carga horária em curso em 2012/2 deve ficar entre 20% e 90% da carga horária do curso (todas essas informações estão no histórico do aluno).

2. Ser aluno de excelência. O coeficiente geral deve ser igual ou superior a 6,5 sem reprovações ou igual ou superior a 7,0 com qualquer quantidade de reprovações.

3. Ter a proficiência exigida pelo país de destino. A lista de locais para realização dos exames pode ser conferida no  site da Propp.


Veja mais

Inscrições para bolsas de Doutorado no Ciência sem Fronteiras

Inscrições abertas para bolsas na Itália pelo Ciências sem Fronteiras

Inscrições abertas até 14 de janeiro para o Ciências sem Fronteiras/França

Ciências sem Fronteiras abre chamadas para novos países

 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.