Criado por Administrator em qui, 11/12/2014 - 16:32
Luísa Campos
As inscrições para concorrer ao II Prêmio Serviço Florestal Brasileiro em Estudos de Economia e Mercado Florestal foram adiadas para o dia 9 de janeiro. Candidatos de qualquer nacionalidade, idade ou formação acadêmica podem participar, sendo as inscrições individuais ou em grupo realizadas pelo site.
O Prêmio é organizado pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e tem como objetivo o estímulo ao estudo em Economia de Mercado Florestal. O foco da segunda edição é promover o estímulo à produção sustentável no Brasil, englobando os desafios e as perspectivas socioeconômicas e ambientais, além da produção de um portfólio de estudos que contribuam para a capacidade de desenvolvimento do SFB.
São três as categorias para premiação: 1ª) Graduando, na qual poderão concorrer monografias redigidas por estudantes regularmente matriculados em uma instituição de ensino superior, ou que tenham se formado depois de 31 julho de 2013; 2ª) Estudo de Caso da Indústria Florestal, aberto a empregados registrados em empresas do setor de base florestal (aquelas que possuem na produção de produtos originados das florestas um de seus negócios centrais), que possuam formação de nível superior; e 3ª) Profissional, na qual poderão concorrer monografias produzidas por candidatos que tenham, no mínimo, diploma de graduação.
Os trabalhos deverão tratar do tema ''A Economia e os Mercados Florestais'' com vários subtemas para desenvolvimento das monografias: Concessões Florestais, Mercado Florestal, Produto Interno Bruto (PIB Verde) e Novo Código Florestal Brasileiro, dentre outros. Os três primeiros lugares das categorias Graduando, Caso da Indústria Florestal e Profissional serão premiados com quantias em dinheiro, certificados e menções honrosas.
A análise e escolha dos trabalhos das três categorias serão realizadas por uma comissão julgadora. O resultado será publicado no Diário Oficial da União (DOU), no site do Ministério da Fazenda e no site do Serviço Florestal Brasileiro.