Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Inscrições prorrogadas para Programa Mineiro de Empreendedorismo em Ouro Preto

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Até quarta-feira, 23 de junho, é a nova data para alunos de mestrado e doutorado da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) se inscreverem gratuitamente no Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-Graduação pelo site www.simi.org.br/empreender. O programa, que irá passar por 13 universidades públicas do Estado, visa desenvolver habilidades de empreendedorismo e inovação nos estudantes, por meio de um método inovador, chamado Empreendedorismo de Base Tecnológica (Embate). A metodologia insere as equipes em situações do cotidiano de um empreendedor e do processo de inovação e as desafia a encontrar soluções para problemas reais, lidando com imprevistos e busca por resultados.

O programa é aberto para alunos dos seguintes cursos:

Biotecnologia - M
Ciência da Computação - M
Ciências Biológicas - M/D
Ciências Farmacêuticas - M
Construção Metálica – MP
Design – M
Ecologia de Biomas Tropicais - M
Engenharia Ambiental - M
Engenharia Civil  - M/D
Engenharia de Materiais - M/D
Engenharia Geotécnica - MP
Engenharia Mineral  - M
Evolução Crustal e Recursos Naturais - M/D
Geotecnia - M/D
Saúde e Nutrição 
Sustentabilidade socioeconômico e Ambiental MP 
Nanotecnologia Farmacêutica 
 
Ao final dos cinco dias de Embate, cada equipe constrói um plano de inovação. Os planos participam de um torneio, que elege os melhores por Embate e por universidade. Ao final do ano, o vencedor de todo o estado será escolhido. A equipe ganhadora irá visitar um centro de referência em inovação no exterior, oportunidade para construir e estreitar parcerias e negócios.

 Alunos que já passaram pelo programa confirmam que a experiência amplia a visão sobre pesquisa, inovação e mercado de trabalho. Segundo Francisco Guilherme Nogueira, da equipe vencedora da Universidade Federal de Lavras (UFLA), a iniciativa traz reflexões importantes na área de inovação e empreendedorismo. “O programa concilia conhecimentos acadêmicos e visão prática, o que contribui não só para formação profissional, mas em todos os aspectos”, afirma.

 A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes-MG) e o Sistema Mineiro de Inovação (Simi) realizam o programa, com recursos da Fapemig, em parceria com o Instituto Inovação, empresa privada cujo objetivo é aproximar o conhecimento científico do mercado e gerar inovação tecnológica.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.