A Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (Proplad) oficializou a criação dos Grupos de Trabalho (GTs) que vão atuar na construção coletiva do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) referente ao período de 2026 a 2031. A medida foi estabelecida pela Portaria nº 11/2025, de 25 de agosto.
Os GTs são compostos por integrantes inscritos voluntariamente, de acordo com as dimensões e áreas temáticas do PDI. Entre as atribuições definidas estão: participação ativa nas reuniões, proposição de ideias, levantamento de problemas e oportunidades, validação dos encaminhamentos e cumprimento dos prazos estabelecidos no cronograma de atividades.
A participação mínima exigida nas reuniões e atividades deliberativas é de 75%, condição necessária para emissão de comprovante de participação, segundo a portaria. O não cumprimento desse percentual pode resultar na substituição do participante, a ser deliberada pela Comissão Central do PDI e homologada pela Reitoria.
O documento também reforça a importância de uma postura ética, colaborativa e respeitosa durante os trabalhos, assegurando a pluralidade de perspectivas na formulação do planejamento estratégico da Universidade.