Ir para o conteúdo

52 anos: motivos para acreditar

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

A UFOP completa 52 anos com esperança. Depois de 17 meses em atividades essencialmente remotas, temos motivos para ver possíveis mudanças no horizonte. Servidores, técnicos administrativos e docentes, de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade, já tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Aos poucos, os municípios avançam na vacinação dos mais jovens e cada vez mais estudantes são imunizados.

Ainda não temos uma data para o retorno das atividades presenciais, mas o Comitê Gestor do Plano de Contingência para a Covid-19 trabalha para que, quando isso acontecer, servidores e alunos voltem a frequentar os campi com a segurança necessária para conter a transmissão da doença. Leia a matéria para conhecer o trabalho do Comitê.
 
Enquanto isso, a UFOP segue trabalhando, pois não se pode confundir a suspensão de atividades presenciais com paralisação de atividades. Enquanto alguns seguiram trabalhando presencialmente, como os profissionais do Centro de Saúde, de alguns laboratórios e de outros setores administrativos, muitos servidores tiveram que se adaptar rapidamente ao trabalho remoto para cumprir as tarefas necessárias para a Universidade continuar funcionando de forma intensa, conforme vem ocorrendo. Depois de um Período Letivo Especial (PLE), as aulas passaram a ser realizadas remotamente. Para isso, houve o treinamento de professores, o que incluiu cursos do Programa Sala Aberta voltados para o tema e a publicação de editais de inclusão digital para a disponibilização de pacote de dados e equipamentos para estudantes em vulnerabilidade social, entre outras ações.
 
A UFOP, no entanto, enfrenta problemas orçamentários: a previsão é que as Instituições de Ensino Superior (Ifes) recebam, em 2021, R$ 1 bilhão a menos do que receberam em 2015. Na UFOP, em relação a 2019, houve redução de R$ 8,9 milhões no orçamento discricionário, usado para custear despesas diárias, como contas de água, luz, segurança, bolsas de pesquisa e assistência estudantil. Acesse a entrevista do pró-reitor de Planejamento e Administração, Eleonardo Lucas Pereira, sobre o assunto.
 
Em um esforço conjunto para manter o que foi construído nesses 52 anos, a comunidade ufopiana segue acreditando em vencer todos os desafios impostos pelo cenário atual para que a Instituição continue exercendo o seu papel de excelência, oferecendo uma educação pública, gratuita e de qualidade.
 
Veja a matéria da TV UFOP sobre como a UFOP lidou com os desafios trazidos pela pandemia para o funcionamento da Universidade:
 
 
Neste vídeo, a TV aborda o que a UFOP fez para combater a pandemia:
 
 

Veja também

23 Abril 2024

Em reunião realizada na manhã desta terça (23), o Conselho Universitário (Cuni) da UFOP votou pela suspensão dos calendários acadêmicos...

Leia mais

22 Abril 2024

Acompanhe a 372ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário (Cuni), nesta terça-feira (23), às 8h30.

Leia mais

21 Abril 2024

É com profundo pesar que a comunidade da Universidade Federal de Ouro Preto recebe a notícia do falecimento do professor...

Leia mais

16 Abril 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) cede terreno ao município para a construção de uma Unidade Básica de Saúde...

Leia mais