O Conselho Universitário (Cuni) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) aprovou o "Manual de Padronização de Documentos da UFOP", um importante guia para ser utilizado na elaboração de documentos no âmbito institucional.
A produção do manual atende a uma demanda interna e também à orientação do governo federal, por ocasião da atualização do Manual de Redação Oficial da Presidência da República, em 2018.
Trata-se de um instrumento de referência e consulta, direcionado a todos os setores da Universidade, que contempla os expedientes mais comumente usados no serviço administrativo. Também busca sanar dúvidas e orientar quanto à formatação e à linguagem empregada na redação de documentos oficiais.
A elaboração do guia teve como base o Manual de Redação Oficial da Presidência da República, a Lei Complementar nº 95/1998 e os documentos já produzidos e difundidos na UFOP, levando em conta a autonomia e tradição da Universidade. Além disso, o texto aprovado pelo Cuni passou pela apreciação dos pares em diferentes momentos, incluindo um curso de capacitação realizado pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) em maio deste ano. Há previsão de novos cursos de capacitação.
O manual foi aprovado por meio da Resolução Cuni n° 2.591 e pode ser encontrado na aba "Comunicação" do site da UFOP, no menu "
Manual de Padronização de Documentos", onde também são disponibilizados modelos de documentos para download. Em etapa posterior, esses modelos serão atualizados no SEI.
COMISSÃO - A comissão de elaboração do documento foi composta por seis servidores técnico-administrativos de diferentes setores da Universidade, incluindo a Divisão de Revisão de Textos e secretarias de institutos e órgãos colegiados.