Ir para o conteúdo

Aprovado o Manual de Padronização de Documentos da UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
Com: 
Divisão de Revisão de Texto
O Conselho Universitário (Cuni) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) aprovou o "Manual de Padronização de Documentos da UFOP", um importante guia para ser utilizado na elaboração de documentos no âmbito institucional.
 
A produção do manual atende a uma demanda interna e também à orientação do governo federal, por ocasião da atualização do Manual de Redação Oficial da Presidência da República, em 2018.
 
Trata-se de um instrumento de referência e consulta, direcionado a todos os setores da Universidade, que contempla os expedientes mais comumente usados no serviço administrativo. Também busca sanar dúvidas e orientar quanto à formatação e à linguagem empregada na redação de documentos oficiais.
 
A elaboração do guia teve como base o Manual de Redação Oficial da Presidência da República, a Lei Complementar nº 95/1998 e os documentos já produzidos e difundidos na UFOP, levando em conta a autonomia e tradição da Universidade. Além disso, o texto aprovado pelo Cuni passou pela apreciação dos pares em diferentes momentos, incluindo um curso de capacitação realizado pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) em maio deste ano. Há previsão de novos cursos de capacitação.
 
O manual foi aprovado por meio da Resolução Cuni n° 2.591 e pode ser encontrado na aba "Comunicação" do site da UFOP, no menu "Manual de Padronização de Documentos", onde também são disponibilizados modelos de documentos para download. Em etapa posterior, esses modelos serão atualizados no SEI. 
 
COMISSÃO - A comissão de elaboração do documento foi composta por seis servidores técnico-administrativos de diferentes setores da Universidade, incluindo a Divisão de Revisão de Textos e secretarias de institutos e órgãos colegiados. 

Veja também

23 Abril 2024

Em reunião realizada na manhã desta terça (23), o Conselho Universitário (Cuni) da UFOP votou pela suspensão dos calendários acadêmicos...

Leia mais

22 Abril 2024

Acompanhe a 372ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário (Cuni), nesta terça-feira (23), às 8h30.

Leia mais

21 Abril 2024

É com profundo pesar que a comunidade da Universidade Federal de Ouro Preto recebe a notícia do falecimento do professor...

Leia mais

16 Abril 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) cede terreno ao município para a construção de uma Unidade Básica de Saúde...

Leia mais