Ir para o conteúdo

Atenção: Casos de Covid-19 na comunidade universitária devem ser notificados

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
 
Depois de quase dois anos de atividades remotas, a UFOP tem buscado as melhores condições para o retorno de 100% das atividades presenciais. Para isso, é necessário garantir a segurança da comunidade ufopiana e também dos moradores das cidades onde a Universidade está presente.
 
Dessa forma, o telemonitoramento da comunidade acadêmica é uma das ações essenciais para a execução do plano de Retomada Segura da UFOP. A ação teve início na terça (15/3). A proposta visa ter informações de toda a comunidade sobre casos suspeitos e confirmados de covid-19.
 
A ação é implementada por meio de ligações telefônicas realizadas pela equipe do projeto. Fazem parte do grupo docentes, bolsistas e voluntários dos cursos da área da saúde (Medicina, Farmácia e Nutrição), além do docente da área de tecnologia da informação do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) Lucas Emiliano de Souza.
 
De acordo com o professor do Departamento de Farmácia da UFOP e responsável pelo rastreamento de casos confirmados e suspeitos, Wander Jeremias, a iniciativa integra uma série de ações da Universidade para promover um retorno seguro e consciente. Para ele, o telemonitoramento se mostra uma ferramenta de grande utilidade para conter a transmissão do vírus: "O objetivo é acompanhar os casos suspeitos e monitorar os membros da comunidade que testaram positivo para a doença".
 
Ainda segundo Wander, "considerando o ciclo de duas semanas da doença, a pessoa infectada ou com suspeita será contatada em dias alternados e responderá perguntas que nos informem sobre seu estado geral de saúde, com quem teve contato e sobre hábitos que possam significar um risco de transmissão da doença". Assim, são solicitadas informações para a confirmação de identidade (RG, CPF, endereço, ocupação), além de informações sobre o quadro de saúde (sintomas), sobre os lugares frequentados e sobre quem teve contato com a pessoa infectada ou com suspeita.
 
O telemonitoramento também vai orientar as pessoas que testarem positivo, de acordo com seu estado geral de saúde. "As orientações são para reforçar a importância dos cuidados individuais, como também para repassar as medidas de segurança coletiva e orientar o infectado a procurar serviços especializados de saúde, caso necessário".
 
A Diretoria de Tecnologia de Informação (DTI) da UFOP tem um papel crucial na ação. É disponibilizada uma ferramenta de notificação no portal minha UFOP para que a comunidade possa comunicar o estado de saúde e, assim, receber recomendações mais ajustadas às  necessidades.
 
A equipe responsável disponibiliza canais exclusivos de contato. Entretanto, os interessados em esclarecer quaisquer dúvidas sobre o telemonitoramento podem entrar em contato pelo e-mail ufop.acao@ufop.edu.br.

 

Veja também

16 Abril 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) cede terreno ao município para a construção de uma Unidade Básica de Saúde...

Leia mais

15 Abril 2024

A professora do Departamento de Educação da UFOP e secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério...

Leia mais

12 Abril 2024

O projeto "Eficientização do Sistema de Iluminação da Universidade Federal de Ouro Preto" teve sua obra concluída e a cerimônia...

Leia mais

11 Abril 2024

É com pesar que a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) comunica o falecimento da servidora aposentada Geraldina Chaves de...

Leia mais