O Bloco B do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea) está passando por um período de obras. O prédio é onde, antes da chegada da UFOP em João Monlevade, funcionava a Escola Municipal Israel Pinheiro (Emip). O terreno foi cedido pela Prefeitura para o Governo Federal para a criação do campus e, temporariamente, escola e Universidade compartilharam o espaço. Hoje, um conjunto de prédios forma a UFOP em João Monlevade, enquanto a escola de educação básica fica do lado.
O prédio está sendo adaptado para abrigar a biblioteca, que desde 2012 funciona provisoriamente no quarto andar do Bloco A. "Com isso vamos liberar mais espaço, onde poderemos ter salas de professores, salas de parentalidade, espaços que estamos precisando. Teremos novas possibilidades", conta Wagner Curi, diretor do Icea. A sala de parentalidade será um espaço adequado para receber os filhos dos servidores que são pais.
Também terão espaço no bloco as ações dos estudantes, como empresas juniores, organizações estudantis e salas de estudos. A reforma inclui a instalação de elevadores e rampas, impactando diretamente a acessibilidade.
Já em execução, a obra tem um prazo de oito meses, com previsão de finalização para setembro deste ano. Os recursos são oriundos do Plano de Aceleração do Crescimento para a Educação (PAC/Educação), que também financia ações de avanço na instalação de um campus da UFOP em Ipatinga.