Criado por Lígia Souza em sex, 16/12/2022 - 13:42 | Editado por Rondon Marques há 1 ano.
Parte do limite de recursos financeiros da UFOP foi desbloqueado, o que permite o pagamento das bolsas de graduação e pós-graduação e dos contratos com as empresas terceirizadas. O pagamento começa a chegar aos alunos no início da próxima semana. A liberação veio com a publicação da Portaria nº 10.682, de 15 de dezembro de 2022, que libera verba para o Ministério da Educação, entre outros setores do Governo Federal.
Os alunos que recebem o pagamento neste momento são associados às seguintes bolsas:
Extensão
Cultura
Inclusão digital
Monitoria
Tutoria
PIP
Desenvolvimento Institucional
UFOP Mestrado
UFOP Doutorado
Também estão sendo processados os pagamentos das bolsas de incentivo à qualificação pagas a técnicos administrativos e docentes.
BLOQUEIO - Com o bloqueio efetivado no dia 1º de dezembro, o desfalque no orçamento da UFOP em 2022 chegou a um total de R$ 12,3 milhões. Naquele momento, a Universidade tinha R$ 5,3 milhões em despesas aptas para pagamento e não havia repasse de financeiro para isso. Acesse a notícia com detalhes sobre o impacto do bloqueio para a Universidade.
No dia 8 de dezembro, após empenho dos reitores das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), houve a liberação da verba do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), responsável pelo pagamento das bolsas assistência, e a UFOP conseguiu garantir a bolsa dos estudantes em vulnerabilidade social.
RU - Desde a última quinta-feira (15) esses alunos podem acessar os Restaurantes Universitários no almoço e no jantar. A medida continua valendo até a próxima sexta-feira (23).