O Comitê de Integridade e Transparência (CIT) realizou sua primeira reunião e já deu início ao planejamento para a realização de uma campanha para tratar do tema "Conflito de Interesses" no âmbito da UFOP. Nessa reunião, que aconteceu 30 de março, estiveram presentes os seguintes servidores: o gestor do CIT, Harrison Bachion Ceribeli (Icsa), Daniel Caldas (Progep), Lílian Aparecida da Costa (Grupad), Fernando Antônio Borges Campos (Ouvidoria) e Zenóbio dos Santos Júnior (SIC), além de Tatiane Figueiredo Salomão (Auditoria Interna), que irá assessorar e acompanhar o trabalho realizado pelo CIT.
A ação está alinhada à campanha #INTEGRIDADESOMOSTODOSNÓS, uma iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU), que visa promover a cultura de integridade dentro dos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal, em busca da construção de ambientes cada vez mais íntegros na administração pública.
O COMITÊ – Foi criado com a expedição da Resolução Cuni nº 2.387, em 16 de dezembro de 2020. O CIT será responsável por coordenar a estruturação, execução e monitoramento do Programa de Integridade no âmbito da Instituição.
O Programa atende à Portaria CGU nº 57, de 04 de janeiro de 2019, e tem como objetivo geral criar medidas institucionais voltadas para prevenir, detectar e sanar desvios, fraudes, irregularidades e atos ilícitos praticados contra a administração pública, em apoio à boa governança pública.