Ir para o conteúdo

Coordenadoria de Contabilidade orienta como retirar comprovante de rendimentos para declarar imposto de renda

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
A Coordenadoria de Contabilidade (CCONT) da UFOP informa que os comprovantes de rendimento do ano-base 2022 para declaração do Imposto de Renda 2023 estão disponíveis a partir desta terça (28).
 
Os comprovantes são dos servidores ativos, inativos e pensionistas; pessoas físicas e jurídicas fornecedoras ou prestadores de serviços à Universidade durante o ano de 2022; além de alunos que receberam bolsas da UFOP.
 
A CCONT disponibiliza um passo a passo para que os documentos sejam retirados da forma correta:
 
- Servidores ativos, inativos e pensionistas: No portal SouGov.br, utilize a opção "Autoatendimento" e clique em "Rendimentos IRPF". Selecione o ano de 2022 e clique na seta ao lado de "Comprovante de Rendimentos". 
 
- Servidores e docentes que receberam auxílios financeiros da UFOP: Acesse a página de comprovantes da UFOP, selecione a opção "Comprovantes de rendimentos pessoa física" e em seguida marque a opção "Bolsas/Auxílio a pesquisador" do ano-calendário 2022. Para servidores, os rendimentos de bolsas e auxílios são lançados como rendimentos isentos. 
 
- Prestadores de serviço — Pessoa física e Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso(GECC): Acesse a página de comprovantes da UFOP, selecione a opção "Comprovantes de rendimentos pessoa física" e em seguida marque a opção "Prest. de serviço sem vínculo empreg. e/ou GECC" do ano-calendário 2022. Os rendimentos de GECC devem ser acrescidos aos rendimentos extraídos do portal SouGov.br. 
 
- Pessoas jurídicas: Acesse a página de comprovantes da UFOP, selecione a opção "Comprovantes de rendimentos pessoa jurídica" e em seguida o "Ano-calendário 2022". 
 
Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail: ccont@ufop.edu.br

Veja também

23 Abril 2024

Em reunião realizada na manhã desta terça (23), o Conselho Universitário (Cuni) da UFOP votou pela suspensão dos calendários acadêmicos...

Leia mais

22 Abril 2024

Acompanhe a 372ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário (Cuni), nesta terça-feira (23), às 8h30.

Leia mais

21 Abril 2024

É com profundo pesar que a comunidade da Universidade Federal de Ouro Preto recebe a notícia do falecimento do professor...

Leia mais

16 Abril 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) cede terreno ao município para a construção de uma Unidade Básica de Saúde...

Leia mais