O professor do Departamento de Educação (DEEDU), Luciano Campos da Silva, e a professora do Departamento de História (DEHIS), Helena Miranda Mollo, candidatos aos cargos de diretor e vice-diretora do Instituto de Ciências Humanas Sociais (ICHS), realizaram na noite desta quarta-feira (23), o segundo debate para apresentar as propostas da gestão "Mais ICHS".
Para ambos, o principal desafio é dar continuidade às atividades que buscam manter a qualidade do Instituto, principalmente no âmbito do saber das ciências humanas. Além disso, ressaltaram a importância da participação da comunidade acadêmica durante o processo eleitoral. "Mesmo que seja uma chapa única, esse é um momento de consulta à comunidade do ICHS. Faz parte da democracia ouvir as pessoas que vão votar e como, se eleitos, vamos passar quatro anos à frente do Instituto, contar com a participação dos técnicos, alunos e professores dará muita legitimidade ao nosso trabalho", disse Luciano.
PROPOSTAS - Os candidatos apresentaram as ações a serem executadas ao longo da gestão, como a elaboração de estratégias que visam à diminuição da evasão e à melhoria nas taxas de conclusão dos cursos da graduação; ao desenvolvimento de ações que buscam promover atividades culturais, artísticas e esportivas no instituto e à ampliação da comunicação institucional de modo a colaborar com a permanente gestão do Instituto.
Os estudantes presentes fizeram indagações sobre a manutenção dos prédios e a acessibilidade e segurança nos espaços do ICHS. Ao ser questionada sobre como a saúde mental será tratada pela gestão, a professora Helena disse que um dos objetivos a ser trabalhado é a execução de ações culturais que visam tornar o ICHS um lugar melhor de se estar. "A melhoria dos espaços de convívio influencia a vontade de permanência dos estudantes. Vamos trabalhar essa questão junto com profissionais que tenham conhecimento sobre esse assunto específico", afirma.
A campanha eleitoral vai até 25 de maio e podem participar da votação estudantes, professores e técnicos-administrativos vinculados ao instituto. Entre os dias 28 e 30 de maio, das 9h às 21h, acontece a consulta eleitoral e, no último dia (30), a apuração dos votos.