Criado por Lígia Souza em ter, 14/10/2025 - 17:12 | Editado por Lígia Souza há 1 mês.
O processo educacional se dá em movimentos múltiplos e complementares, que buscam a formação do indivíduo com autonomia e consciência crítica. Professoras e professores efetivam projetos pedagógicos visando produzir e consolidar o conhecimento, em um continuum de ensino e aprendizagem, que deve ter raízes nos caminhos já percorridos, mas também oferecer novas perspectivas e horizontes.
A produção do saber não consiste em mero repasse de informações entre educadores e estudantes. Resultado de vivências e relações socioculturais únicas, a percepção de cada pessoa sobre o mundo deve ser respeitada em sua singularidade. Assim como deve ser incentivado o questionamento sobre certezas absolutas, principalmente no fazer científico. Aos profissionais de educação cabe a responsabilidade de conduzir esse processo, de direcionar e apontar caminhos, ainda que não pareçam possíveis.
Por vezes, essa atuação é resumida a "possuir um dom", "ser movido pelo afeto", "ter postura heróica" ou é mensurada apenas por resultados métricos frios. No entanto, neste Dia do Professor, é preciso ressaltar e reconhecer o papel profissional dessas pessoas que, com dedicação e empenho, buscam a cada dia aperfeiçoar sua formação para oferecer as melhores condições de educação para crianças, jovens e adultos, em todos os graus do ensino.
Em especial, queremos agradecer e parabenizar nossos docentes da Universidade Federal de Ouro Preto pela construção histórica de uma Instituição socialmente referenciada e comprometida com uma educação pública de qualidade. São milhares de professoras e professores que dedicaram seu tempo a suscitar nos estudantes o interesse em saber mais e contribuir de forma efetiva para o desenvolvimento da sociedade. Que tenhamos disposição e sabedoria para continuar nessa caminhada, pela liberdade de ser, pensar, ensinar e aprender.
Luciano Campos
Reitor
Roberta Froes
Vice-reitora



Ouvidoria




