Criado por Lígia Souza em qua, 13/12/2023 - 08:27 | Editado por Rondon Marques há 1 ano.
No dia 20 de dezembro de 1978, foi criada a graduação em Nutrição na UFOP, com autonomia didática a partir de 1982; mas foi em 13 de dezembro de 1994, por meio da Resolução Cuni nº 255, que a criação da Escola de Nutrição (Enut) foi consolidada, constituindo uma nova unidade do campus Morro do Cruzeiro da UFOP.
Com dois departamentos, o Departamento de Alimentos (Deali) e o Departamento de Nutrição Clínica e Social (Dencs), atualmente a Enut é referência em todo o país nas áreas de Nutrição, Alimentos, Alimentação e afins. Oferece dois cursos por semestre, na modalidade bacharelado, com 35 vagas: Ciência e Tecnologia de Alimentos (2009) e Nutrição (1979).
A Enut dispõe de salas de aula, auditório, biblioteca, laboratórios de aulas práticas e laboratórios multiusuários de pesquisa, utilizados em atividades de ensino, pesquisa e extensão, e também um laboratório de informática.
Além dos cursos de graduação, a partir de 2010 teve início o Programa de Pós-Graduação em Saúde e Nutrição, que oferece mestrado e doutorado acadêmico na área de concentração em Saúde e Nutrição. A estrutura do curso se baseia em duas linhas de pesquisa: I - Bases experimentais em Saúde, Alimentos e Nutrição; e II – Saúde e Nutrição em indivíduos e coletividades.
Na Enut também funcionam o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane), o Centro Acadêmico de Ciência e Tecnologia de Alimentos (Cacta), o Centro Acadêmico Livre de Nutrição (Calnut), a Empresa Júnior de Ciência e Tecnologia de Alimentos (Ciali), a Empresa Júnior da Nutrição (Nutriativa) e o PET-Nutrição.
Desde 2005, a Enut oferece bienalmente o Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição, vinculado às áreas de Ciências Biológicas, Saúde, Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas.