Iluminação colorida em prédios da UFOP fortalece campanhas temáticas
Criado por Lucca Hoelzle em sex, 23/09/2022 - 09:04 | Editado por Lígia Souza há 2 anos.
A partir deste mês, a UFOP ajusta a iluminação de quatro unidades e prédios da Universidade em apoio às campanhas de conscientização relacionadas à saúde. Os prédios que recebem a nova iluminação são os da Reitoria, da Escola de Minas do Centro Histórico, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (Icsa) e do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS). Os refletores são equipados com filtros coloridos que iluminam a fachada principal desses prédios e serão trocados de cor no dia 5 de cada mês.
Prédio do ICHS, em Mariana, com iluminação amarela
A primeira campanha contemplada é a do Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio. O assunto ainda é visto como tabu, mas a campanha ajuda a desmistificar as crenças a seu respeito, além de atuar como um instrumento de propagação do cuidado e valorização da saúde mental no cotidiano. Em 2022, o tema do Setembro Amarelo é "A vida é a melhor escolha".
SETEMBRO AMARELO - O apoio e adesão da UFOP à campanha vem sendo reforçado cada vez mais ao longo dos anos. Em 2017, o tema "TODA FORMA - Toda forma de valorizar a vida é um ato de amor" conduziu os esforços para a oferta de cuidado e acolhimento à comunidade acadêmica e das cidades onde a UFOP atua.
Assista:
Este ano, a TV UFOP reforçou a campanha com novas ações na Universidade, oferecendo palestras, cursos, rodas de conversa e acolhimento durante todo o mês de setembro. A UFOP ainda oferece assistência psicológica gratuita aos estudantes. Os detalhes sobre agendamento de atendimentos podem ser acessados na página do Centro de Saúde. Assista ao vídeo da entrevista com o professor de Saúde Coletiva da Escola de Medicina da UFOP, Aisllan Diego de Assis:
OUTUBRO ROSA - Para o mês de outubro, a iluminação dos prédios será rosa, em alusão ao Outubro Rosa, que alerta para a prevenção do câncer de mama. O pré-lançamento da campanha será na terça (27), em Santa Rita de Ouro Preto.