Criado por Juliana Carvalho em qua, 17/05/2017 - 16:51 | Editado por Chico Daher há 7 anos.
Para a reitora Cláudia Marliére, "esta parceria aumenta a responsabilidade da instituição pública", ao destacar a responsabilidade social deste projeto, tanto para a Universidade quanto para o ITV. Segundo ela, a iniciativa vem mostrar que a mineração "não é uma atividade apenas extrativista, mas também de pesquisa e tecnológica", acrescentando que, "com isso, a sociedade também pode e deve ter um ganho social."
O diretor da Escola de Minas, professor Issamu Endo, lembrou que a inauguração do Parque Laboratorial é uma complementação a um convênio já existente entre a UFOP e o ITV, que resultou na implantação do Mestrado Profissional em Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração (Proficam).
O professor destacou que, neste convênio, "nós temos a participação do governo, por meio do financiamento de bolsas CAPES, da Vale, que fomentou a construção desse Parque Laboratorial, e da UFOP, com o seu corpo técnico e docente". Ele disse, ainda, tratar-se de um novo modelo de Ensino, Pesquisa e Extensão, que busca "uma mineração mais sustentável e mais solidária com as demandas sociais".
corpo.jpg
Mello destacou que "é da interação dos seres humanos que você têm as novas ideias, as novas oportunidades. É um enriquecimento mútuo." Para os próximo anos, ele disse que "passos seguem a trajetória de crescimento do ITV em termos de agregação de novas linhas de pesquisa", assim como a consolidação das que se encontram em curso.
A solenidade de inauguração foi realizada na tarde desta quarta-feira (17) e contou ainda com as presenças do vice-reitor Hermínio Nalini, dos diretores Científico e Executivo do ITV, Laurindo Leal e Sandoval Carneiro, de pró-reitores e do presidente da Feop, Ricardo Rabelo, entre outros membros das comunidades acadêmica e do Instituto Tecnológico Vale.