Ir para o conteúdo

ONDA ROXA: a hora da solidariedade sem precedentes

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Em março de 2020, a Universidade Federal de Ouro Preto restringiu suas atividades presenciais em função da pandemia do novo coronavírus, buscando, sobretudo, preservar vidas nas comunidades envolvidas com a Instituição. Com o passar do tempo, a crise persistiu e a UFOP adaptou suas rotinas, especialmente de forma remota, criando condições para que atividades administrativas, de graduação, de pesquisa e de extensão continuassem ativas.

Dessa forma, a UFOP vem garantindo o cumprimento da sua missão de "produzir e disseminar o conhecimento científico, tecnológico, social, cultural, patrimonial e ambiental, contribuindo para a formação do sujeito como profissional ético, crítico-reflexivo, criativo, empreendedor, humanista e agente de mudança na construção de uma sociedade justa, desenvolvida socioeconomicamente, soberana e democrática".

Com o agravamento da crise, e tendo Minas Gerais entrado na Onda Roxa, portanto, em um dos momentos mais críticos da pandemia, conclamamos nossa comunidade para refletir mais do que nunca sobre os valores de nossa missão. Se temos valores, preservamos nossa capacidade de defender a Universidade Pública, que hoje se vê ameaçada também por cortes orçamentários em um dos momentos mais graves da história de nosso país. A redução orçamentária, além de prejudicar nossas atividades, inclusive aquelas de combate ao coronavírus, pode criar uma evasão sem precedentes dos alunos que hoje dependem de bolsas de assistência para permanecer estudando.

Se achamos que já fizemos muito — são inúmeros trabalhos diurnos, noturnos, por meio de grupos e comissões —, acreditamos que precisamos fazer muito mais. Precisamos ampliar nossa capacidade de trabalho num ambiente de proteção máxima às nossas vidas, entendendo que, até chegarmos a um patamar de imunização por meio da vacina, temos que manter o rigor quanto à diminuição da circulação, à não utilização das áreas internas e externas para fins de esporte e lazer, ao uso de máscaras, ao distanciamento social e à higiene das mãos.

O momento é grave, o número de óbitos está crescendo; por isso precisamos exercer a solidariedade, a tolerância à diversidade e o respeito ao próximo com uma intensidade sem precedentes. Assim, poderemos vencer a pandemia e fortalecer a Universidade Pública - um patrimônio brasileiro e um pilar de sustentação de nossa civilização -, que não pode sucumbir.

Cláudia Marliére – Reitora
Herminio Nalini Júnior – Vice-reitor

Veja também

12 Julho 2024

O Conselho da Medalha da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) torna público o período de indicações para o recebimento...

Leia mais

11 Julho 2024

O Tribunal de Contas da União (TCU) escolheu a Universidade Federal de Ouro Preto para a realização de uma visita...

Leia mais

6 Julho 2024

Com profundo pesar, comunicamos o falecimento de Marina Mamede, ocorrido ontem (5), na cidade de Ouro Preto. A Marina era...

Leia mais

5 Julho 2024

A partir deste sábado (6) até a realização das eleições municipais, considerado como período de defeso eleitoral, os agentes públicos...

Leia mais