Criado por Suzane Pinheiro em ter, 22/05/2018 - 15:31 | Editado por Patrícia Pereira há 6 anos.
A partir de 1º de junho, os servidores técnico-administrativos em educação (TAEs) da UFOP passarão a registrar os horários de entrada, saída e intervalo para almoço no sistema de ponto eletrônico, conforme Portaria CGP 414/2018, publicada na segunda (21). O registro será feito pelo portal MinhaUFOP em computadores ligados à rede com fio dos campi da Universidade.
Com o ponto eletrônico, o processo ganha transparência, segundo a pró-reitora de Administração, Gislaine Santana. "Os horários de entrada e saída, bem como as ausências de marcação, aparecerão nos relatórios de espelho de ponto, que poderão ser acessados pelo servidor a qualquer momento. Além disso, as horas a serem compensadas serão registradas no relatório", conta. Os dados serão armazenados no banco de dados da UFOP.
O sistema traz vantagens para a Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP). Como os registros, as homologações e as assinaturas serão feitos eletronicamente, o setor pode acompanhar tudo em tempo real sem consumir papel. Gislaine também destaca a possibilidade de serem emitidos relatórios personalizados. "Os relatórios gerenciais poderão ser montados de acordo com as necessidades da instituição. Vai ser mais fácil fazer a gestão de pessoas, menos tempo será necessário para a resolução de problemas que costumam surgir no registro de ponto".
O sistema, completamente desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), em parceria com a CGP, é dividido em dois módulos: um para o registro e outro para a gestão do ponto eletrônico. O primeiro será utilizado pelos servidores, que, diariamente, acessarão o portal MinhaUFOP para registrar a entrada, a saída e o intervalo para refeições. O acesso ao sistema será feito no menu de Recursos Humanos.
Já o módulo de gestão poderá ser acessado por qualquer computador ou dispositivo móvel conectado à internet. A área disponibilizará um conjunto de funcionalidades destinadas às chefias, aos técnicos e à CGP. Nela, as chefias realizarão a análise das ocorrências (como falta justificada por atestado médico), bem como a consulta e a homologação eletrônica dos espelhos de ponto das pessoas sob sua coordenação. O servidor técnico-administrativo poderá consultar suas marcações de ponto, registrar e consultar ocorrências e, após a homologação da chefia, assinar eletronicamente a sua frequência. Uma área destinada ao cadastro do calendário administrativo e dos horários e das jornadas de trabalho vigentes também será disponibilizada para a CGP.
Conforme cronograma apresentado à Controladoria-Geral da União (CGU), o sistema de gestão teve o início de implantação no dia 11 de maio, mas os testes começaram antes, em 1º de fevereiro, na Reitoria, no NTI e na CGP.
PARTICULARIDADES – A normatização respeita as particularidades dos setores da Universidade, como a flexibilização. Já nos setores onde não há computadores, desde que autorizado pela CGP, o registro será feito em folha de ponto impressa, que deverá ser mensalmente remetida pela chefia imediata à Área de Pagamentos e Benefícios.
Nos casos de atrasos e saídas antecipadas sem justificativa ou de carga horária superior à contratual, a compensação deverá ser feita até o mês subsequente. Já a hora-extra só é permitida com autorização prévia da Coordenadoria de Gestão de Pessoas, em processo próprio.
Confira todas as informações na Portaria.
TREINAMENTO – A partir da próxima semana, a CGP e o NTI realizam treinamentos sobre os dois módulos do sistema nos três campi.
Campus Mariana
Dia: 28 de maio (segunda-feira)
Público-alvo: chefias imediatas
Horário: 9h às 11h
Local: Sala de Reuniões do ICHS
Público-alvo: servidores TAEs (usuários do sistema)
Horário: 13h30 às 15h30
Local: Auditório do ICHS - prédio antigo - sala G20
Campus João Monlevade
Dia: 29 de maio (terça-feira)
Público-alvo: chefias imediatas
Horário: 09h às 11h
Público-alvo: servidores TAEs (usuários do sistema)
Horário: 13h30 às 15h30
Local: Auditório do ICEA
Campus Morro do Cruzeiro - 3 opções de datas
Dias: 30 de maio (quarta), 5 de junho (terça) e 7 de junho (quinta)
Público-alvo: chefias imediatas
Horário: 9h às 11h
Local: Auditório do ICEB
Público-alvo: servidores TAEs (usuários do sistema)
Horário: 13h30 às 15h30
Local: Auditório do DEGEO