A cerimônia aconteceu na última quinta (1º), no Teatro Ouro Preto do Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). O título de Doutor Honoris Causa foi concedido ao professor Lamartine Pereira Costa pelo trabalho nas áreas de educação física, administração, história e filosofia. A homenagem foi outorgada pelo Conselho Universitário (Cuni).
O homenageado fez parte do grupo de especialistas que criou a Ciência do Treinamento Esportivo, programa usado pela Seleção Brasileira como base de preparação física para a Copa do Mundo de 1970, foi presidente da Academia Olímpica Brasileira (AOB) e integrou o Conselho de Pesquisas do Comitê Olímpico Internacional (COI).
Lamartine é licenciado em Educação Física pela Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), possui especialização em Ergonomia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ) e doutorado em Filosofia pela Universidade Gama Filho (UGF), além de atuar como professor colaborador no Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na área de Ciências do Esporte.
O evento foi realizado no Dia do Profissional de Educação Física e celebrou também um acordo de cooperação entre o Conselho Regional de Educação Física da Sexta Região (CREF6/MG) e a UFOP. O acordo foi assinado pela reitora da Universidade, Claudia Marliére, e pelo presidente do CREF6/MG, Marco Túlio Maciel Pinheiro.
DOUTOR HONORIS CAUSA - Titulação honorífica mais importante concedida pela UFOP, é destinada a personalidades nacionais ou estrangeiras que tenham contribuído para o aperfeiçoamento ou promoção do ensino, da pesquisa e da ciência, da especulação filosófica, da criação literária e artística ou da tecnologia, ou ainda para o desenvolvimento da Universidade.