Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Rádio UFOP recebe 20 propostas para produção de programas educativos

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Com: 
Gláucio Santos

A Rádio UFOP 106.3 FM recebeu 20 propostas de representantes da comunidade acadêmica para a produção de conteúdo educativo. Participaram do processo de seleção estudantes, professores e técnico-administrativos da UFOP, nas modalidades programetes (12) e programas ao vivo (08). 

As temáticas estão ligadas a saúde mental, doenças do sistema digestivo, cinema, estudos sobre o império romano, direito e diversidade, língua estrangeira (inglês), economia e empreendedorismo social. Foram apresentadas, ainda, feminismo, músicas e outras manifestações culturais da cidade de Ouro Preto para o público infantil; história, memória e educação patrimonial; e orientações sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde.  

As propostas estão em fase de análise e os resultados serão divulgados ainda em fevereiro. A equipe da rádio já realiza reuniões para a apresentação da equipe responsável pelos programas e outros esclarecimentos a respeito da candidatura e estrutura da emissora relacionados à produção radiofônica. Hoje (10), o encontro foi com os responsáveis pelas propostas de programetes de até 180 segundos e a próxima conversa será com os proponentes dos programas ao vivo de 60 minutos. A reunião será no dia 21.

Embora o edital 01/2017 amplie a possibilidade de participação de representantes da comunidade acadêmica nas produções da emissora educativa, a colaboração de professores, estudantes e técnico-administrativos é uma ação que ocorre há muitos anos. 


radio1.jpg

Gláucio Santos
A rádio recebeu 12 propostas de programetes e 8 de programas ao vivo.
PARCEIROS NA UFOP - Um dos exemplos é a produção do programa “O Choro é Livre”, que está na grade da programação desde o início da Rádio UFOP que, neste ano, completa 19 anos. São mais de 100 programas gravados apresentando e narrando a especificidade deste gênero musical. Pode ser citado ainda o “ShivaOn”, produzido pelo técnico-administrativo, Arnaldo de Almeida (PRACE), que alcançou a marca de 80 programas. Desde 2003, o conteúdo apresenta ao ouvinte a cultura e a filosofia indiana.

No “UFOP Entrevista”, o professor Antônio Marcelo Jackson Ferreira da Silva (DEETE/CEAD) recebe toda semana um convidado para conversar sobre os mais variados assuntos, sempre alternando a participação de integrantes da UFOP e da comunidade de Ouro Preto e Mariana. No ano passado, o professor produziu também “No tempo do Samba”. São 25 programas alusivos aos 100 anos deste gênero musical e que foram gentilmente cedidas para cinco emissoras de rádio educativas. 

Já foram veiculadas também produções relacionadas ao Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, com a Rádio NEABI (DEEDU), por meio do pedagogo, Adilson dos Santos, e a discussões sobre a acessibilidade, com entrevistas sobre Áudio-Descrição, com a também pedagoga Marcilene Magalhães. 

PETS NO RÁDIO – Somam-se a estas produções os programetes ligados aos Programas de Educação Tutorial (PET) da UFOP. Professores e estudantes dos mais variados cursos produzem na Rádio UFOP conteúdos com até 3 minutos de duração. Entre eles estão Sintonia Ambiental (curso de Engenharia Ambiental), Memória da Ciência e Técnica e Minuto Astronômico (Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas), Marteladas Geológicas (Geologia) e Infonutri (Nutrição), além do Direito do Consumidor (Direito).


PRODUÇÃO LOCAL – Entre as produções realizadas diretamente pela equipe da emissora estão os programas Café Brasil, Gira Mundo, 7ª Arte e suas Projeções, com apoio técnico sistemático aos colaboradores externos, como o UFOP Entrevista, O Choro é Livre, os PETs e conteúdos similares. A cobertura jornalística, com estudantes de Jornalismo da UFOP, se pauta por eventos relacionados à Universidade e a cidades do seu entorno. Nos últimos anos, a emissora tem trabalhado também na produção de séries: Rio das Velhas, Praça Tiradentes, Carros e Colecionadores e Mídias na Educação. Destaca-se a série "Bento Rodrigues, um ano depois da tragédia", um marco da emissora no sentido da produção publico-educativa. Ouça as reportagens.

radio2.jpg

Monique Torquetti
A primeira reunião com proponentes foi realizada hoje (8).


RÁDIOS PARCEIRAS - A RÁDIO UFOP mantém diálogo constante com rádios públicas brasileiras e também no exterior para aquisição e distribuição gratuita de conteúdo educativo. O objetivo é oferecer ao ouvinte produções numa perspectiva plural e que contemple as mais variadas áreas do conhecimento. Em sua programação é possível ouvir conteúdos da Rádio Senado (Conexão Senado), Rádio França Internacional (Noticiário RFI) e dos veículos que compõe a Empresa Brasil de Comunicação (EBC/Repórter Nacional). A maior parte dos programas externos é proveniente da Rádio Cultura, de São Paulo: Raggae de Bamba, Solano Ribeiro e a nova música brasileira, Laudate Dominun, Cultura Livre, Encontro com o Maestro e Vozes. 

CONTEÚDO EDUCATIVO – A produção de conteúdo educativo na Rádio UFOP está respaldada pelo Projeto Acadêmico e de Desenvolvimento Institucional para o Sistema de Comunicação Integrada na UFOP – versão 2010. A emissora integra a Central de Comunicação Público-Educativa dentro do Sistema de Comunicação Integrada da Universidade Federal de Ouro Preto. Fundada em 21 de agosto de 1998, a Rádio UFOP 106.3 FM é uma concessão da Fundação Educativa de Rádio e TV Ouro Preto. 

Ouça a Rádio UFOP em 106.3 FM ou na internet. E acompanhe as produções no Youtube.

Contato (31) 3559-1206 – Redação/ (31) 3559 -1559 - Ao vivo/(31) 3559-1270 – Gravação. E-mail: secretaria@aci.ufop.br

Veja também

27 Junho 2025

O Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (Icsa) reabre nesta sexta-feira (27) o auditório do prédio principal, que passou por reformas...

Leia mais

26 Junho 2025

A cerimônia de posse da nova diretoria do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (Iceb) da Universidade Federal de Ouro...

Leia mais

25 Junho 2025

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) vai realizar uma reunião com os funcionários terceirizados, priorizando quem está de aviso...

Leia mais

24 Junho 2025

Conforme informado anteriormente pela Reitoria, apesar da exclusão das universidades federais do decreto que limitava o repasse mensal a 1/18...

Leia mais