Ir para o conteúdo

Retrocesso, jamais!

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
Imagem com a palavra Reitoria em destaque
Os atos terroristas contra a democracia brasileira, com as invasões e depredações do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Palácio do Planalto, devem ser repudiados por nossa sociedade.
 
A Universidade Federal de Ouro Preto, diante de tais absurdos e barbaridades, se manifesta com veemência, engrossando o coro democrático que pede uma apuração rigorosa dos fatos, com a responsabilização de todos os envolvidos.
 
O Brasil, na rota da normalidade, buscando sua recuperação nos campos socioeconômico, ambiental, educacional e da saúde, dentre outros, não aceita retroceder ou se curvar diante de uma minoria golpista que, inconformada com os resultados das últimas eleições para presidente, tenta desqualificar os pilares que sustentam a nossa democracia.
 
Que cessem todos os crimes e violência contra o povo brasileiro, que já paga uma enorme conta em decorrência de políticas mal conduzidas que culminaram no aumento da pobreza, da fome, na queda de indicadores da saúde, como vacinação e morte pela Covid-19, e do meio ambiente.
 
Na democracia os antagonismos estão presentes, mas os atos de violência que estamos vivenciando desde as eleições presidenciais, especialmente, não podem ser caracterizados dentro de um escopo ético ou ideológico que tenha sobrevida nas possibilidades oferecidas por esse sistema. A democracia aceita e convive com discursos distintos e antagônicos; contudo, tolerar vozes que pregam a extinção de pessoas em nome de qualquer supremacia, do ódio e da intolerância, não!
 
Assim, conclamamos toda nossa comunidade para criar e fortalecer uma rede de vigilância de forma a impedir retrocessos em nosso jovem sistema democrático.
 
Cláudia Marliére – Reitora
Hermínio Nalini Júnior – Vice-reitor
 
A TV UFOP fez entrevista com o professor da UFOP, Alexandre Bahia, sobre os ataques à democracia no dia 8 de janeiro. O professor destacou a importância dos três poderes se posicionarem de forma enérgica. Assista à entrevista: 
 

Veja também

12 Abril 2024

O projeto "Eficientização do Sistema de Iluminação da Universidade Federal de Ouro Preto" teve sua obra concluída e a cerimônia...

Leia mais

11 Abril 2024

É com pesar que a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) comunica o falecimento da servidora aposentada Geraldina Chaves de...

Leia mais

5 Abril 2024

O resultado do Índice Geral de Cursos (IGC) 2022, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na útima terça-feira (2), trouxe...

Leia mais

3 Abril 2024

Em abril, o Centro de Artes e Convenções da UFOP recebe eventos institucionais e culturais. A programação inclui, dentre outras...

Leia mais