Ir para o conteúdo

UFOP e representantes do governo de Minas se reúnem para discutir sobre Hospital Universitário

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Print Google Meet
A reunião que tratou do interesse da UFOP de que o Hospital Regional de Conselheiro Lafaiete se torne um hospital escola foi realizada na terça (14). Representaram a UFOP a reitora Cláudia Marliére, o pró-reitor de Planejamento de Administração, Eleonardo Lucas Pereira, e os professores da Escola de Medicina da UFOP, Keila Deslandes e Fausto Aloísio Pedrosa Pimenta. 
 
Participaram também a diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior (MEC/Defis), Tânia Mara, e os representantes do governo de Minas, Luísa Cardoso Barreto, Marcel Beghini, Camila Moreira de Castro, Sílvia Caroline Listgarten Dias e Camila Neves. 
 
No encontro, a reitora destacou que caso a proposta seja aceita, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) vai fazer a gestão do Hospital e que, nesse caso, é interessante ter o posicionamento da EBSERH e do Ministério da Educação.
 
Tânia Mara ressaltou a importância de se ter um hospital, mas enfatizou as particularidades orçamentárias e de gestão e propôs prosseguir o diálogo com a participação da EBSERH. 
 
Os representantes do governo de Minas afirmaram, na reunião, que vão analisar a possibilidade de repasse da gestão diretamente para a UFOP — por ser uma universidade pública — sem a necessidade de publicação de um edital para a gestão, como vinha sendo proposto anteriormente.  
 
Ao final, entre os encaminhamentos, ficou pré-agendada uma nova reunião para janeiro, com participação de representantes da EBSERH, após alinhamento que vai ser feito entre a reitora e a Empresa. 
 
Debates sobre o hospital universitário da UFOP também aconteceram em reunião com a secretária de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Denise Pires de Carvalho, em junho deste ano em Ouro Preto.  

Veja também

23 Abril 2024

Em reunião realizada na manhã desta terça (23), o Conselho Universitário (Cuni) da UFOP votou pela suspensão dos calendários acadêmicos...

Leia mais

22 Abril 2024

Acompanhe a 372ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário (Cuni), nesta terça-feira (23), às 8h30.

Leia mais

21 Abril 2024

É com profundo pesar que a comunidade da Universidade Federal de Ouro Preto recebe a notícia do falecimento do professor...

Leia mais

16 Abril 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) cede terreno ao município para a construção de uma Unidade Básica de Saúde...

Leia mais