Ir para o conteúdo

UFOP entre melhores universidades no Impact Rankings do THE

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
Pelo segundo ano consecutivo, a Universidade Federal de Ouro Preto está entre as melhores instituições de ensino do Impact Rankings da Times Higher Education (THE). A UFOP ficou em 1° lugar entre as univesidades mineiras e ocupa o 12º lugar entre as instituições brasileiras.
 
Neste ano, a UFOP teve nota geral de 65.1 (em 100), 3.6 pontos a menos que o ano passado, e ocupa a posição 401-600. O ranking avaliou 1.406 instituições de todo o mundo, 291 universidades a mais que em 2021.
 
A UFOP contempla todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que são usados para avaliar o desempenho de cada instituição. A metodologia de avaliação deste ano teve alterações. Um exemplo é a métrica de educação, que recompensou os participantes com cursos dedicados a abordar a sustentabilidade e os ODS. A métrica anterior pedia apenas um compromisso com uma educação significativa em torno dos ODS. 
 
As maiores notas da UFOP entre os ODS foram:
 
- 64.9 em "Partnership For The Goals" (Parceria para os Objetivos);
- 62.5 em "Quality Education" (Educação de Qualidade);
- 64.9 em "Peace, Justice And Strong Institutions" (Paz, Justiça e Instituições Fortes). 
 
Para o pró-reitor de Orçamento, Planejamento e Administração (Proplad), "o ranking destaca, de fato, o que a nossa Universidade prioriza nas suas ações institucionais, especialmente de promover educação de qualidade, com inclusão socioeconômica. A posição de destaque da Ufop serve também como estímulo à comunidade universitária face ao momento difícil pelo qual passa a Universidade Pública, particularmente no contexto de restrições orçamentárias", assinala. 
 
As ações da Universidade como projetos de extensão, pesquisa, programas de bolsa, entre outros, são essenciais para atingir uma boa posição no ranking e conseguir oferecer um ensino justo, com qualidade e equidade. 
 
Confira o ranking completo
 

Veja também

27 Março 2024

A Administração Central da Universidade Federal de Ouro Preto, diante da greve dos servidores técnico-administrativos, vem, mais uma vez, reconhecer...

Leia mais

25 Março 2024

A Administração Superior envia ofício a todas as unidades acadêmicas e departamentos com informações acerca dos procedimentos que devem ser...

Leia mais

25 Março 2024

um_passo_a_mais_2024-1_-_destaque.png Com o início do semestre letivo 2024/1, enfatizamos o começo de um novo período acadêmico e ainda um marco...

Leia mais

18 Março 2024

Em cerimônia realizada no Centro de Artes e Convenções na última sexta (15), a Ouvidoria Feminina da UFOP recebeu a...

Leia mais