As tradicionais festas de fim de ano representam também espaços para reflexões, avaliações do que fizemos, enfim, uma pausa necessária para que nosso corpo e espírito se projetem na busca de renovações. A confiança e o trabalho, temas de nossa mensagem de saudação para este momento importante, podem nos ajudar neste destrinchar de nossas vidas, por serem atributos que estiveram presentes em nossa UFOP ao longo destes tempos desafiadores.
Em 2020 conseguimos nos reinventar enquanto discentes, professores, técnicos em educação, e o resultado está aí: a nossa contribuição para o fortalecimento da imagem da universidade pública brasileira. Um sistema que agora mostra, de forma mais clara, o seu papel na sociedade, ao se apresentar como protagonista nas ações de combate à pandemia do novo coronavírus. Um protagonismo que se revela em movimentos de solidariedade, de extensão comunitária e cultura, de pesquisa, de comunicação e na reinvenção de processos de graduação, reafirmando a posição estratégica da universidade pública na sustentação da vida em nosso país.
Rompemos 2020 com a certeza de que cumprimos bem essa missão, em que pese o momento de incerteza que permeia o mundo. A incerteza, no entanto, tem a capacidade de nos fazer mover com mais força e vontade de transformar para melhor não apenas a nossa própria vida, mas o nosso papel enquanto servidores públicos, ampliando os nossos deveres diante dos desafios que também se renovam cotidianamente.
Precisamos chegar em 2021 com o mesmo afinco. Considerando que vivemos em um ambiente propiciador do desenvolvimento do pensamento livre e crítico, o ambiente universitário, e que temos as condições de contribuir, por meio do conhecimento, com as mudanças em direção a um mundo mais sensato e justo, é que desejamos a toda a nossa comunidade muita força, coragem, determinação e ternura, qualidades necessárias para quem busca bons ventos para navegar por esses caminhos.
Cláudia Marliére - Reitora
Hermínio Nalini Junior - Vice-Reitor