Criado por Chico Daher em qui, 06/08/2020 - 09:47 | Editado por Chico Daher há 4 anos.
A primeira versão do Plano de Dados Abertos da UFOP 2020-2022 deve estar finalizada dentro de quinze dias e, após revisão, será disponibilizada para apreciação da comunidade em geral, por meio de consulta pública, conforme recomendação da Controladoria Geral da União (CGU). Essa decisão foi tomada ontem, 05, pela comissão instituída para elaborar o novo documento, em reunião realizada remotamente.
De acordo com o presidente da comissão, Zenóbio dos Santos Junior, o desafio de manter o cronograma de trabalho em ambiente remoto está sendo vencido, o que "tem permitido trabalhar com esse prazo". Segundo ele, mesmo com adequações que precisam ser feitas em função da atualização do manual que orienta os trabalhos sobre dados abertos, publicadas no final de julho, o cronograma não deve ser alterado. "Serão pequenos ajustes que não comprometerão os prazos estabelecidos anteriormente", argumenta.
SISTEMA - O representante do Núcleo de Tecnologia da Informação, Frederico Augusto de Cezar Almeida Gonçalvez, apresentou o novos sistema desenvolvido como repositório dos dados abertos. Ele explicou que a base continua a mesma do sistema anterior, mas que contém algumas novidades que irão facilitar o trabalho dos servidores responsáveis pela inclusão dos novos dados. Na oportunidade, ele fez uma breve simulação de como os processos serão realizados.
DADOS ABERTOS - Dados abertos são todas as informações que podem ser "acessadas, utilizadas, modificadas e compartilhadas por qualquer pessoa, estando sujeitas a, no máximo, exigências que visem preservar a sua proveniência e abertura", de acordo com definição da Open Knowledge.
No Brasil, a política de dados abertos, regulamentada por decreto federal, define as "regras para disponibilização de dados abertos no âmbito do Poder Executivo Federal", com os principais objetivos de "promover a publicação de dados contidos em bases de dados de órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional sob a forma de dados abertos; aprimorar a cultura de transparência pública; e franquear aos cidadãos o acesso, de forma aberta, aos dados produzidos ou acumulados pelo Poder Executivo Federal".
Também participaram da reunião os servidores Henrique Delazari Mosqueira (Pró-Reitoria de Extensão/Proex), Lucia Joana Darc (Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis/Prace), Djalma Teixeira Bastos Junior (Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento/Proplad), Francisco J. D. Junior (Coordenadoria de Comunicação Institucional/CCI).