Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Instituto tecnológico e mestrado profissional são debatidos em reunião entre UFOP e Vale

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Com o objetivo de dar prosseguimento aos projetos de construção do Instituto Tecnológico Vale (ITV) e de implantação do mestrado profissional em instrumentação, controle e automação na mineração, representantes da UFOP e da Vale se reuniram na última quarta-feira (10), na Reitoria. Participaram do encontro o reitor Marcone Jamilson Freitas Souza, membros da Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (Proplad), da Escola de Minas, da Prefeitura do Campus (Precam), da Fundação Educativa Ouro Preto (Feop), além de diretores do ITV.

Na reunião, foram detalhados os planejamentos dos dois projetos de forma em que as diretrizes entre o instituto e as áreas de pesquisa da UFOP trabalhem em conjunto. “Essa é uma parceria muito importante, porque traz a iniciativa privada para dentro da Universidade. A partir do momento em que o ITV vai para dentro da própria UFOP, cumprimos dois objetivos que é o desenvolvimento da pesquisa, beneficiando alunos e professores, e o retorno para a prática da própria mineração. Ao invés da compra de sistemas e especialistas externos, a tecnologia vai se desenvolver dentro da própria Instituição. É um ganho para a comunidade acadêmica, para a empresa e para o País”, destacou o reitor.

O diretor-presidente do ITV, Luiz Mello, explicou o funcionamento da parceria de construção da estrutura. “O instituto existe há cinco anos. E estamos, neste momento, em parceria com a UFOP na montagem de um laboratório no campus Morro do Cruzeiro. O laboratório deve disponibilizar equipamento, espaço e a expertise dos pesquisadores, tanto da Universidade como do ITV. A expectativa é que o início das obras aconteça no segundo semestre de 2015”, conta.

O professor Laurindo Leal Filho, diretor da unidade ITV-Mineração, explicou sobre o mestrado profissional: "Estamos montando a agenda científica do instituto. Nós vamos cobrir todas as áreas da mineração, isso no mais longo prazo. Atualmente estamos trabalhando com tratamento de minério, lavra de minas e automação na mineração. O ITV atua não só com pesquisa, mas também em ensino, e por isso estamos lançando, junto com a UFOP, o mestrado profissional em instrumentação, controle e automação na mineração. A ideia é formar profissionais qualificados para trabalhar nesse linha. Queremos dar oportunidade para alunos pós-graduandos e engenheiros da Vale também. A previsão é que o mestrado comece em 2016". 

Mais informações sobre o Instituto Tecnológico Vale, acesse o site
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.