Três estudantes estrangeiras da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) foram aprovadas pelo Programa Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G) para recebimento de bolsa mérito.
O benefício consiste em auxílio financeiro destinado a estudante PEC-G que demonstre desempenho acadêmico destacado. É necessário que o aluno esteja envolvido em atividades acadêmicas de ensino, pesquisa, extensão, principalmente relacionadas ao contexto cultural e social do Brasil.
Em um processo seletivo com 60 vagas, que envolveu diversas universidades do Brasil, as estudantes Arielle Claudia Ngono, natural de Camarões, Gbokoya Sandrine, da Costa do Marfim, e Maria Estefany Ramos, de Honduras, foram as alunas aprovadas na UFOP.
Para Gbokoya, a bolsa é um grande incentivo para continuar se dedicando aos estudos. "Minha experiência na UFOP tem sido muito enriquecedora, tanto academicamente quanto pessoalmente. A Universidade me proporcionou um ambiente acolhedor, onde pude crescer e aprender bastante", relata a bolsista.
O papel da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFOP foi fundamental no processo, segundo Maria Estefany, que conta que o setor atuou "sempre me auxiliando e orientando em todas as etapas. Sou muito grata a cada pessoa que contribuiu para o meu sucesso, tornando essa jornada ainda mais especial."
Arielle se destaca ainda mais, já que esta é a segunda vez que fica entre os estudantes escolhidos para receber a bolsa. "Desta vez fiquei mais ansiosa, já que, apesar de ter aumentado o valor, diminuiu consideravelmente o número de vagas no país todo", reflete.