Ir para o conteúdo

Atividade extensionista da UFOP promove ação humanitária de enfrentamento à dengue no Peru

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Arquivo pessoal
A UFOP tem auxiliado comunidades remotas do Peru no enfrentamento da dengue, dentro das ações de cooperação humanitária com países latino-americanos e atendendo aos princípios de fraternidade e equidade por meio da prática extensionista.
 
A convite da Secretaria de Saúde da província de Chincha, a Instituição realizou visitas técnicas em novembro para promover treinamentos para os agentes comunitários de saúde e oficinas educativas em escolas dos distritos peruanos de Grocio Prado e Sunampe. Por ser a primeira epidemia de dengue significativa enfrentada na região, que é desértica e por isso considerada atípica para o surgimento da doença, o desconhecimento da enfermidade por parte da população dificulta as medidas de contenção. 
 
Estiveram presentes na equipe que viajou ao Peru, a professora do Departamento de Ciências Biológicas (DECBI/Iceb) Maria Célia da Silva Lanna, o professor do Departamento de Engenharia Elétrica (Deelt/Icea) Edgard Gregory Torres Saravia e a aluna do curso de Medicina Juliana Virginia Faria Pereira.
 
Segundo Maria Célia, “a UFOP está saindo na frente com esse trabalho, que é realizado desde 2016, já que outras universidades brasileiras ainda não fazem trabalhos extensionistas internacionais”. Ela ainda menciona que o resultado bem sucedido fez com que outros países latino-americanos que enfrentam o mesmo problema, como Colômbia, Uruguai e Paraguai, entrassem em contato buscando cooperação.
 
Para esse trabalho, a equipe utilizou um conjunto de materiais educativos composto por kits demonstrativos do ciclo evolutivo do vetor Aedes aegypti e a edição em espanhol do acervo bibliográfico dos livros, cartilhas, cadernos de atividades registrados no Sistema de Bibliotecas e Informação (Sisbin). Uma edição complementar em Quechua, língua indígena local, também está sendo editada.
 

whatsapp_image_2023-12-21_at_11.04.10.jpeg

Arquivo pessoal
Edição em espanhol do acervo bibliográfico do Programa PROEX-UFOP
 
Além da realização de oficinas, foi iniciado o levantamento de um banco de dados das notificações locais dos casos de dengue para análise e espacialização, em parceria com a Secretaria de Saúde da província, para auxiliar na definição das medidas de contenção e prevenção da epidemia.
 
Os primeiros resultados desse trabalho extensionista, também vinculado à pesquisa, foram apresentados pela equipe no "VII Pan-American Dengue Research Network Meeting" (congresso internacional da Rede Pan-Americana de Pesquisa em Dengue) ocorrido em Lima de 13 a 16 de novembro e subsidiado pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). 
 
Mediante a repercussão positiva, um acordo de cooperação entre a Universidad Nacional San Luis Gonzaga de Ica (UNICA) e a UFOP está sendo intermediado pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI), para possibilitar a mobilidade de professores e alunos de ambas as universidades, como também dos profissionais da vigilância epidemiológica.

Veja também

10 Abril 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto vai receber entre maio e julho deste ano, estudantes da ISEN Yncréa Ouest, da...

Leia mais

13 Março 2024

Anna Tulie Araújo foi selecionada para integrar a delegação brasileira que participa da 68ª edição anual da Commission on the...

Leia mais

8 Março 2024

Está aberto o edital para seleção de candidatos ao Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional para o segundo semestre de 2024...

Leia mais

8 Março 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) recebeu três importantes visitas de representantes de universidades da França, Moçambique e Polônia...

Leia mais