Ir para o conteúdo

Caint realiza evento de recepção para estudantes estrangeiros

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Talyta Teixeira / Caint
Os encontros promovidos na última quinta (27) e sexta-feira (28) receberam os novos estudantes estrangeiros da graduação e pós-graduação. O evento foi realizado pela Coordenadoria de Assuntos Internacionais (Caint). No primeiro semestre de 2020 a UFOP recebe 31 alunos estrangeiros, sendo 10 para pós-graduação e 21 para graduação. Eles vêm de 11 países e estão distribuídos entre 12 cursos de graduação e sete programas de pós-graduação. 
 
Os novos estudantes vieram para a UFOP a partir de diferentes parcerias. Os da graduação vieram por meio de convênios com instituições estrangeiras, além, do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), do Ministério das Relações Exteriores.
 

recepcao_calouros_1.jpg

Talyta Teixeira / Caint
Os alunos de graduação participaram de um encontro na quinta (27)
 
Já os da pós-graduação, para mestrado e doutorado plenos, foram selecionados pelo Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação (Paec), contribuir para a internacionalização e cooperação entre as Américas com oferta de bolsas de estudos integrais.
 
O Paec é resultado da cooperação entre a Organização dos Estados Americanos (OEA) e o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), do qual a UFOP faz parte. A UFOP participa do programa desde 2014. Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Sérgio Francisco de Aquino, "esse programa é muito importante para incentivar a internacionalização, é a porta de entrada para a mobilidade para os nossos países vizinhos e isso contribui para o desenvolvimento do País".
 
O primeiro dia de recepção, que foi com os alunos de graduação, teve uma palestra do pró-reitor adjunto de Graduação, Adilson Pereira dos Santos. Já o segundo encontro, com os pós-graduandos, contou com a participação dos coordenadores dos cursos de pós-graduação e do pró-reitor Sérgio Aquino. Nos eventos, os estudantes intercambistas puderam obter informações sobre a Universidade, as cidades onde a UFOP está e sobre como funcionam os órgãos da Instituição. Além disso, também foi apresentado o calendário de atividades culturais para o semestre, organizado pelo Projeto Welcome, ação da Caint responsável pela recepção do público estrangeiro da UFOP.  
 
A coordenadora da Caint, Jaqueline Schultz finalizou o evento de boas-vidas e disse aos estudantes que "é um orgulho muito grande receber todos vocês a UFOP".
 
Dentre os novos alunos de pós-graduação, está Lorena Ilhas, do México, que veio para o mestrado em Comunicação. Lorena conheceu o curso da UFOP pelo Facebook, através de elogios de uma ex-aluna da Instituição, e espera que "seja muito bom. Espero crescer como pessoa e como profissional".
 
A UFOP conta hoje com 86 alunos internacionais, vindos de 30 países. 
 
PROJETO WELCOME - O projeto começou em 2014, com um grupo de estudantes voluntários, para auxiliar o processo de internacionalização da Universidade, por meio da integração dos estrangeiros à comunidade acadêmica da UFOP. Uma das primeiras ações foi criar o "Guia do Aluno Estrangeiro", com informações sobre a UFOP e outras informações úteis que respondem as principais dúvidas dos estudantes, tais como os documentos necessários para a regularização, como abrir uma conta em um banco, quais vacinas são obrigatórias etc. O Projeto também é responsável por atividades culturais, que têm o objetivo de integrar os alunos estrangeiros com a comunidade, deixando assim a estadia dos novos estudantes mais agradável. 

 

Veja também

10 Abril 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto vai receber entre maio e julho deste ano, estudantes da ISEN Yncréa Ouest, da...

Leia mais

13 Março 2024

Anna Tulie Araújo foi selecionada para integrar a delegação brasileira que participa da 68ª edição anual da Commission on the...

Leia mais

8 Março 2024

Está aberto o edital para seleção de candidatos ao Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional para o segundo semestre de 2024...

Leia mais

8 Março 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) recebeu três importantes visitas de representantes de universidades da França, Moçambique e Polônia...

Leia mais