Ir para o conteúdo

Cátedra da Unesco é lançada na Europa

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

A Cátedra da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, que tem a UFOP como cocriadora e sede na UFV, chegou até a Holanda, mais precisamente em três instituições: Brada University of Applied Sciences, Erasmus Rotterdam University e Tilburg Universities. O lançamento das novas parcerias ocorreu entre os dias 12 e 15 junho e contou a participação de uma delegação brasileira, que teve entre seus integrantes os professores Marcos Knupp, Carolina Lescura e Alissandra Nazareth, do Departamento de Turismo da UFOP.

A programação na Holanda incluiu visitas técnicas e apresentações de projetos e resultados de pesquisa de professores e doutorandos das universidades holandesas e da equipe brasileira.

Segundo o professor Marcos Knupp, eles retornam ao Brasil com a sensação de dever cumprido. Sobre o lançamento da Cátedra na Europa, ele afirma que "também é uma forma muito simbólica de mostrar a força que tem e que está almejando de fato a ampliação dessa rede no desenvolvimento de políticas públicas e da economia criativa a nível global".

A rede reúne pesquisadores de 14 universidades brasileiras e quatro estrangeiras — as três holandesas e a Universidade de Coimbra, em Portugal — de diversas áreas, como engenharia ambiental, geografia, economia, turismo, administração, gestão pública e ciências naturais.

Além disso, a Cátedra tornou-se a primeira rede de universidades com o status de Instituição Associada Patronal no período 2023-2025. O título foi conquistado durante a conferência Internacional CultSense, organizada pela Erasmus Rotterdam University e a Association for Tourism and Leisure Education and Research.

A iniciativa, fomentada pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais, teve como objetivos o fortalecimento e a ampliação dos laços colaborativos acadêmicos entre as instituições envolvidas, especialmente, no âmbito da Cátedra, em estudos sobre Governança Multinível e Desenvolvimento Sustentável, alinhados à Agenda Global das Nações Unidas.

Veja também

24 Abril 2024

O Ministério de Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (Mext) do Japão disponibiliza bolsas de estudo para alunos brasileiros de...

Leia mais

10 Abril 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto vai receber entre maio e julho deste ano, estudantes da ISEN Yncréa Ouest, da...

Leia mais

13 Março 2024

Anna Tulie Araújo foi selecionada para integrar a delegação brasileira que participa da 68ª edição anual da Commission on the...

Leia mais

8 Março 2024

Está aberto o edital para seleção de candidatos ao Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional para o segundo semestre de 2024...

Leia mais