Criado por Laura Borges em ter, 30/04/2024 - 09:50 | Editado por Regiane Barbosa há 4 meses.
A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) recebeu a visita de 11 reitores e vice-reitores de universidades cubanas e do Ministério da Educação de Cuba. A comitiva foi recepcionada pela Pró-Reitora Adjunta de Extensão e Cultura, Vanderlice Sól, que guiou a delegação por um passeio pela Universidade e nos principais pontos turísticos da cidade.
A visita ao Brasil teve como foco o estabelecimento de convênios educacionais entre cursos da graduação e da pós. Além da UFOP, foram anfitriãs a Universidade Federal de Lavras (Ufla) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), resultado da continuação de um diálogo sobre o ensino superior do futuro, realizado durante o 14º Congresso Internacional de Educação Superior e da 5ª Conferência Regional de Educação Superior America Latina e Caribe (CRES+5), que ocorreu em fevereiro na cidade de Havana, em Cuba.
A reitora Claudia Marliére afirmou que as universidades mineiras têm muito a aprender com as cubanas. “A UFOP possuía convênios com Cuba que ficaram muito antigos, reconstruir essas parcerias com as universidades é uma forma de estabelecer uma maior proximidade educacional, tanto para os estudantes quanto para os docentes”. A reitora ainda enfatizou o reconhecimento da educação cubana como uma referência internacional em diversas áreas, frisando principalmente as áreas da ciência médicas e a de cinema.