Ir para o conteúdo

Disponível a emissão de documentos em língua inglesa no portal minha UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
A UFOP, por meio da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), do curso de Letras - Tradução e da Diretoria de Tecnologia da Informação (NTI), disponibiliza a emissão de novos documentos em língua inglesa aos estudantes de graduação através do portal Minha UFOP. O recurso é importante principalmente para estudantes que buscam oportunidades no exterior. Com a inovação, não é mais necessário recorrer aos órgãos da Universidade para ter acesso aos arquivos, o que traz autonomia e otimiza o trabalho.
 
Além do histórico, que já estava disponível na língua inglesa, agora os estudantes podem emitir também certificado de vínculo, certificado de vínculo com percentual de carga horária cursada, certificado de frequência, carta de apresentação para estágio, certificado de estágio obrigatório e não obrigatório, e certificado de aproveitamento para alunos que realizam mobilidade acadêmica internacional na UFOP. Para fazer download dos arquivos, basta acessar a seção de Emissão de Documentos no portal Minha UFOP e selecionar os certificados.
 
A tradução dos documentos foi realizada pelas turmas dos semestres 18.1 e 19.1 da disciplina "Tradução de Textos Gerais", do curso de Letras (Tradução), sob responsabilidade do professor José Luiz Vila Real Gonçalves, do Departamento de Letras (Delet). A tarefa de tradução foi proposta como projeto coletivo para o trabalho final e desenvolvida em diferentes etapas: organização das equipes, tradução, revisão terminológica, de gramática e estilo, além da elaboração de um glossário e das memórias de tradução.
 
"O desenvolvimento de um projeto com objetivo de aplicação efetiva dos produtos traduzidos, no caso, os certificados que seriam disponibilizados para todos os alunos de graduação, foi um elemento de motivação para as turmas, que, em linhas gerais, se dedicaram e produziram bons resultados", conta o professor José Luiz. 
 
Em breve será disponibilizada também a versão em inglês da Carta de Apresentação de Estágio Não Obrigatório, que está passando por uma nova revisão, considerando que seu conteúdo foi alterado recentemente. O documento será emitido pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), por meio das Seções de Ensino.

Veja também

10 Abril 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto vai receber entre maio e julho deste ano, estudantes da ISEN Yncréa Ouest, da...

Leia mais

13 Março 2024

Anna Tulie Araújo foi selecionada para integrar a delegação brasileira que participa da 68ª edição anual da Commission on the...

Leia mais

8 Março 2024

Está aberto o edital para seleção de candidatos ao Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional para o segundo semestre de 2024...

Leia mais

8 Março 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) recebeu três importantes visitas de representantes de universidades da França, Moçambique e Polônia...

Leia mais