skip to content

Embaixadora da França no Brasil realiza visita à UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Jaqueline Schultz/DRI
A embaixadora Brigite Collet iniciou sua missão no Brasil em maio de 2020 e esta foi sua primeira visita a Minas Gerais. Após reuniões com autoridades em Belo Horizonte, escolheu Ouro Preto como sua parada seguinte. A visita à Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) aconteceu na última sexta-feira (26). 
 
A embaixadora foi recebida pelo vice-reitor Hermínio Nalini, além de outras pessoas da comunidade acadêmica, e pôde conhecer a Biblioteca de Obras Raras da Escola de Minas. Durante a visita, Hermínio contou um pouco da história da Escola de Minas e sua estreita conexão com a França, iniciada pelo fundador, o professor Claude Henri Gorceix. 
 
A bibliotecária Cristiane Maria da Silva compartilhou brevemente a história da Biblioteca de Obras Raras e sua importância, além de apresentar algumas das obras que o acervo abriga, como o livro "Histoire naturelle des oiseaux" (1770), do naturalista francês Georges-Louis Leclerc, Conde de Buffon. Brigitte disse ter ficado encantada com as obras, principalmente as ilustrações feitas à mão, e classificou a biblioteca como "magnífica". 
 
Para o vice-reitor da UFOP, a visita da embaixadora da França foi importante para "mostrar e divulgar um pouco da história da Universidade, da Escola de Minas", considerando que "grande parte dos livros da Biblioteca de Obras Raras mostra o vínculo da França com o Brasil, não só pela fundação da Escola, mas pelo fato de que grande parte da literatura que está na Biblioteca é de origem francesa". Ele também destaca que a visita poderá abrir possibilidades para a busca de parcerias para projetos de restauração, divulgação e ampliação da Biblioteca de Obras Raras.
 
BIBLIOTECA DE OBRAS RARAS - A primeira biblioteca da Escola de Minas foi a segunda especializada em Engenharia criada no Brasil e é a mais antiga ainda em atividade em Ouro Preto. Mais sobre a biblioteca no site.

Veja também

16 Dezembro 2021

O Núcleo de Línguas do Programa Rede Andifes Idiomas sem Fronteiras (NucLi Rede Andifes-IsF), em parceria com a Diretoria de...

Leia mais

13 Dezembro 2021

Nos últimos três meses, a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) assinou acordos de cooperação com a Universidade de Teerã...

Leia mais

9 Dezembro 2021

O curso Música Brasileña será ministrado no idioma espanhol. Aborda diferentes gêneros e movimentos musicais da cultura brasileira e oferece...

Leia mais

26 Novembro 2021

A fim de buscar a igualdade de gênero nas áreas de engenharia e ver uma maior participação das mulheres em...

Leia mais