Ir para o conteúdo

Estudante da UFOP é selecionado para intercâmbio na Coreia do Sul

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Arquivo Pessoal
Iago, sorridente e ao centro, segura uma bandeira do Brasil.

O bacharelando do curso de Ciência da Computação da UFOP Iago Izidório Lacerda foi selecionado para receber a KDU Global Scholarship, auxílio financeiro que possibilita que estudantes cursem um semestre na 경동대학교 Kyungdong University, na Coreia do Sul.

A instituição vem, desde 2019, mantendo seu posto como a universidade coreana com maior taxa de empregabilidade em nível nacional. A bolsa disponibilizada cobrirácompletamente as taxas acadêmicas, além da acomodação em um dormitório da faculdade, todos os custos relativos a atividades culturais, cursos de idioma e viagens dentro do país durante toda a duração do "KDU Global Immersion Program 2024" (KGIP 2024), que acontece de 15 de julho a 13 de dezembro de 2024.

Durante o primeiro mês do programa, haverá um intensivo de troca cultural e "global networking", que inclui atividades focadas na cultura coreana, globalização e estudos de idioma. Nos outros cinco meses, o estudante participará de um semestre acadêmico regular, podendo se matricular em disciplinas dos cursos de graduação da instituição.

Iago, que já estuda coreano há alguns anos, vê o programa de imersão como uma possibilidade de crescer não só profissional e academicamente, mas também de aumentar sua bagagem cultural e ampliar suas habilidades nas línguas inglesa e coreana. "Durante a pandemia de covid 19, encontrei no idioma coreano uma possibilidade de dissociação da bruta realidade que estávamos vivendo. Todos os dias pareciam os mesmos e, ao mesmo tempo, eram cobertos pela incerteza do amanhã. Comecei a estudar o idioma por acaso e, pouco tempo depois, ele já tinha se tornado o que descrevemos em coreano como 소확행 (um pequeno, mas concreto passo rumo à felicidade)", comenta.

Ainda segundo o estudante, a participação neste programa de mobilidade acadêmica é um sonho que se realiza. "Eu nunca imaginei que isso aconteceria tão cedo. Minha família e eu estamos atordoados com a notícia, mas completamente felizes. Um misto de comemoração por um anseio que enfim se realiza e gratidão por todos que me ajudaram a acreditar que seria possível. Estou aprendendo a sonhar de novo e fico feliz por isso", destacou.

A expectativa é que o programa deste ano receba estudantes de aproximadamente 40 países. Para saber mais, acesse o site da universidade coreana e o site do programa.

Veja também

24 Novembro 2025

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) informa que a Fundação Maria Emília (FME)...

Leia mais

19 Novembro 2025

O professor do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da UFOP Éden Peretta ministrou o workshop "L'Atlante di Ohno:...

Leia mais

17 Novembro 2025

O curso de Arquitetura e Urbanismo da UFOP, em parceria com a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e a Pontifícia...

Leia mais

6 Novembro 2025

A coordenação do Centro de Línguas e Culturas (Clic) abre inscrições para testes de proficiência em língua estrangeira para candidatos...

Leia mais