Ir para o conteúdo

Ex-aluna da UFOP lidera projeto de comunicação global em programa da Fundação Clinton

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
Ex-aluna do curso de Jornalismo da UFOP, a marianense Sandra Roza vai liderar, com a jornalista e mestranda em comunicação Universidade Federal Fluminense (UFF) Marcelle Chagas, o "Communication to Change", na Clinton Global Initiative University 2023 (CGI U), da Fundação Clinton. O projeto, de abrangência global, une comunicação, educação e engajamento para jovens estudantes impactados pela pandemia. 
 
Sandra destaca a relevância de ser uma iniciativa liderada por duas mulheres negras, que estão representando o Brasil e Mariana em uma comunidade de lideranças globais. "É uma alegria imensa fazer parte de uma comunidade de lideranças globais engajada e que quer fazer a diferença, como a CGI U. Ainda mais por sermos mulheres negras, mestras e especialistas em comunicação, liderando um projeto de alcance mundial", afirma. "Vamos mostrar para o mundo o poder de transformação que a comunicação tem quando ela é feita de forma plural, incluindo pessoas que, muitas vezes, estão na margem, mas que são o centro. Isso tudo é colocar na prática, e com protagonismo, os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU e o ESG [Environmental, Social and Governance]", acrescenta.
 
Formada em 2019, Sandra Roza que é mestra em Comunicação também pela UFOP, e Marcelle Chagas são, respectivamente, coordenadora de Diversidade e Inclusão e Relacionamento Institucional e coordenadora geral da Rede de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação (Rede JP).
 
Segundo Sandra, para que a inovação se torne cada vez mais acessível é necessário que "saia dos muros universitários e engaje outras pessoas a desenvolverem soluções para mudar suas comunidades, com protagonismo e pluralidade. É o ESG na prática".
 
Clinton Global Initiative University 2023
 
Com escritórios localizados em Nova York e Little Rock, Arkansas, a CGI U é uma corporação sem fins lucrativos criada pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, com a missão declarada de "fortalecer a capacidade das pessoas nos Estados Unidos e em todo o mundo para enfrentar os desafios da interdependência global". Até 2016, a fundação havia levantado dois bilhões de dólares de empresas norte-americanas, governos e corporações estrangeiras, doadores políticos e vários outros grupos e indivíduos, recebendo diversos elogios de especialistas em filantropia e atraindo apoio bipartidário no país.
 
Com uma projeção mundial, a CGI U é um programa de formação de lideranças transformadoras, que reúne milhares de iniciativas de impacto social, econômico e ambiental para mentorias, desenvolvimento de projetos com foco em inovação, ESG (Environmental, Social and Governance) e Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU. 
 
Apenas em 2023, a iniciativa reúne cerca de 700 estudantes de mais de 92 países.
 
 

 

 

Veja também

26 Fevereiro 2025

Em função da demanda por testes de proficiência em inglês para possíveis ingressantes em programas de pós-graduação da UFOP, serão...

Leia mais

25 Fevereiro 2025

A Universidad de Jaén, na Espanha, está com inscrições abertas para a seleção de até oito professores visitantes. O período...

Leia mais

16 Janeiro 2025

A Embaixada da Turquia, em conjunto do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, publica oferta de bolsas de estudo pelo...

Leia mais

9 Janeiro 2025

O cadastro para hospedar estudantes estrangeiros que vão iniciar as aulas nos cursos da UFOP no primeiro semestre de 2025...

Leia mais