Ex-aluna do curso de Jornalismo da UFOP, a marianense Sandra Roza vai liderar, com a jornalista e mestranda em comunicação Universidade Federal Fluminense (UFF) Marcelle Chagas, o "Communication to Change", na Clinton Global Initiative University 2023 (CGI U), da Fundação Clinton. O projeto, de abrangência global, une comunicação, educação e engajamento para jovens estudantes impactados pela pandemia.
Sandra destaca a relevância de ser uma iniciativa liderada por duas mulheres negras, que estão representando o Brasil e Mariana em uma comunidade de lideranças globais. "É uma alegria imensa fazer parte de uma comunidade de lideranças globais engajada e que quer fazer a diferença, como a CGI U. Ainda mais por sermos mulheres negras, mestras e especialistas em comunicação, liderando um projeto de alcance mundial", afirma. "Vamos mostrar para o mundo o poder de transformação que a comunicação tem quando ela é feita de forma plural, incluindo pessoas que, muitas vezes, estão na margem, mas que são o centro. Isso tudo é colocar na prática, e com protagonismo, os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU e o ESG [Environmental, Social and Governance]", acrescenta.
Formada em 2019, Sandra Roza que é mestra em Comunicação também pela UFOP, e Marcelle Chagas são, respectivamente, coordenadora de Diversidade e Inclusão e Relacionamento Institucional e coordenadora geral da Rede de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação (Rede JP).
Segundo Sandra, para que a inovação se torne cada vez mais acessível é necessário que "saia dos muros universitários e engaje outras pessoas a desenvolverem soluções para mudar suas comunidades, com protagonismo e pluralidade. É o ESG na prática".
Clinton Global Initiative University 2023
Com escritórios localizados em Nova York e Little Rock, Arkansas, a CGI U é uma corporação sem fins lucrativos criada pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, com a missão declarada de "fortalecer a capacidade das pessoas nos Estados Unidos e em todo o mundo para enfrentar os desafios da interdependência global". Até 2016, a fundação havia levantado dois bilhões de dólares de empresas norte-americanas, governos e corporações estrangeiras, doadores políticos e vários outros grupos e indivíduos, recebendo diversos elogios de especialistas em filantropia e atraindo apoio bipartidário no país.
Com uma projeção mundial, a CGI U é um programa de formação de lideranças transformadoras, que reúne milhares de iniciativas de impacto social, econômico e ambiental para mentorias, desenvolvimento de projetos com foco em inovação, ESG (Environmental, Social and Governance) e Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU.
Apenas em 2023, a iniciativa reúne cerca de 700 estudantes de mais de 92 países.