Ir para o conteúdo

Fulbright oferece 74 bolsas de estudos nos EUA para pesquisadores brasileiros

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
O Programa de Intercâmbio Educacional e Cultural do governo dos Estados Unidos, por meio da Comissão Fulbright no Brasil, oferece oportunidades acadêmicas para brasileiros recém-formados, estudantes de doutorado, professores universitários e pesquisadores. A iniciativa visa amplificar o diálogo entre a sociedade norte-americana e os outros países.
 
Ao todo, vão ser disponibilizadas 74 bolsas em 13 programas diferentes. As bolsas custeiam seguro-saúde, passagens aéreas, manutenção nos país vigente, visto J1, entre outros benefícios, como integrar a rede de alumni da Fulbright no Brasil e no mundo.
 
As inscrições podem ser feitas pelo formulário até 30 de julho. 
 
A Fulbright vai realizar uma webconferência na próxima quarta (14) para apresentar todas as oportunidades. 
 
Confira as oportunidades: 
 
- Doutorado Sanduíche: estudantes de doutorado brasileiros em todas as áreas do conhecimento podem se candidatar a uma das 30 bolsas de 9 meses de duração, com início em agosto/setembro de 2024 e término em abril/maio de 2025.
 
- Bolsa para Ensinar Português: o Foreign Language Teaching Assistant (FLTA) oferece até 15 bolsas de 9 meses de duração para jovens graduados em Letras (português-inglês) ensinarem português nos EUA. Os selecionados são alocados em universidades norte-americanas, onde auxiliam no ensino de português e frequentam cursos sobre a cultura e história dos EUA, além de outras disciplinas de interesse.
 
- Professor Pesquisador: professores e pesquisadores de todas as disciplinas que tenham concluído doutorado há mais de 7 anos podem se candidatar a 10 bolsas de 3 ou 4 meses de duração para realizar pesquisas e/ou ministrar palestras em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos. O candidato deve apresentar carta de aceite da instituição anfitriã nos EUA.
 
- Professor Pesquisador Júnior: o programa oferece até 10 bolsas destinadas a jovens doutores, ativos no ensino de pós-graduação/graduação, em qualquer área do conhecimento, que possuam vínculo permanente com instituições de ensino superior e/ou de pesquisa brasileiras. O programa tem duração de 3 ou 4 meses.
 
- Cátedra na Emory University: voltada para um professor/pesquisador com destacada atuação em sua área, para realizar pesquisa, cursos e ocasionalmente ministrar palestras e seminários para estudantes de pós-graduação na Emory University, Atlanta. As atividades devem ser relacionadas a áreas como humanidades, ciência, ciências sociais, artes, direito, biomedicina, saúde pública, enfermagem ou administração.
 
- Cátedra em Desenvolvimento Sustentável na University of California, Davis: oportunidade de ensino e pesquisa na área dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para professores e pesquisadores brasileiros.
 
- Cátedra em Saúde Pública na University of California, San Diego: oportunidade para professores e pesquisadores da área de saúde pública realizarem pesquisa e ministrarem aulas.
 
- Cátedra em Humanidades, Ciências Sociais e Naturais na Universidade de Pittsburgh: oportunidade de ensino e pesquisa com foco em temas indígenas, africanos e afro-brasileiros.
 
- Cátedra em Estudos de Inovação em Construção Civil em Purdue: oportunidade para passar um semestre acadêmico lecionando e pesquisando.
 
- Cátedra em Pesquisa sobre Câncer no M.D. Anderson Cancer Center: oportunidade para passar um semestre acadêmico pesquisando no mais importante centro de tratamento e pesquisa de câncer do mundo.
 
- Cátedra em Artes, Ciências Humanas e Sociais em Yale: oportunidade para professores e pesquisadores com comprovada experiência para realizar pesquisa e/ou lecionar uma disciplina na pós-graduação ou graduação avançada.
 
- Cátedra Dra. Ruth Cardoso na Georgetown University: oportunidade para professor/pesquisador sênior nas áreas de Antropologia, Ciência Política, Sociologia e História do Brasil.
 
- Cátedra em Engenharia Elétrica e de Computação na Rice University: oportunidade para passar um semestre acadêmico lecionando e pesquisando. 

Veja também

24 Abril 2024

O Ministério de Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (Mext) do Japão disponibiliza bolsas de estudo para alunos brasileiros de...

Leia mais

10 Abril 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto vai receber entre maio e julho deste ano, estudantes da ISEN Yncréa Ouest, da...

Leia mais

13 Março 2024

Anna Tulie Araújo foi selecionada para integrar a delegação brasileira que participa da 68ª edição anual da Commission on the...

Leia mais

8 Março 2024

Está aberto o edital para seleção de candidatos ao Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional para o segundo semestre de 2024...

Leia mais