Ir para o conteúdo

Professor do Departamento de História realiza palestra em evento internacional na Argentina

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
O professor Fábio Faversani, do Departamento de História (Dehis) da UFOP, foi um dos convidados da "12ª edição do Ciclo de Conferencias Internacionales de Historia y Filosofía Antigua: miradas interdisciplinares sobre sociedades pré-modernas", realizado pela Universidad Nacional de Mar del Plata (UNMdP), na Argentina.
Fábio foi o responsável pela palestra inaugural, na qual tratou sobre a corrupção romana, seu tema atual de pesquisa, no qual ele busca estabelecer uma relação entre a corrupção em tempos modernos e na antiguidade a partir de pontos em comum, como seu conceito, seus males, as formas de combatê-la e até explorando o aspecto lexical da palavra.
 
"Minha visão se afasta da ideia de um legado ou que Roma seja nossa origem e percorre mais um caminho em que pensa a corrupção como uma construção intelectual por uma noção que, ao longo dos séculos, reforça a ideia de que nós temos uma origem na antiguidade clássica", explica o professor. Ele usa como ponto chave de sua pesquisa uma análise da Conjuração de Catilina, ocorrida há mais de dois mil anos, para tentar refletir sobre como a corrupção era um evento que levava a uma disputa de memória: "Ao longo dos séculos, nós temos uma imagem que é, muitas vezes, bastante diversa do que era na época dos acontecimentos. Então, uma coisa é o evento, em que esse episódio de corrupção pode ser levantado, e outra coisa, igualmente importante para entender o próprio evento, é a memória que se cria sobre a corrupção".
 
O evento, que já reuniu pesquisadores de Brasil, Portugal, Espanha, Itália, México e Argentina para debater estudos sobre o mundo antigo, é organizado pelas disciplinas de História Universal General Antigua e Filosofía Antigua, ambas da Facultad de Humanidades da UNMdP, além do projeto Pensar con Estado las Sociedades Antiguas.
 
Para Fábio Faversani, o Ciclo de Conferencias Internacionales propicia a visibilidade de diferentes pesquisas e permite o diálogo entre os trabalhos que estão sendo realizados na Argentina com os que são produzidos em diversas outras partes do mundo, permitindo o avanço no intercâmbio de ideias.
 
Ele ainda destaca que a participação em um evento internacional como este é muito benéfico, pois a UFOP ganha visibilidade, alcance e notoriedade. "Esse tipo de evento permite que esse diálogo inicial possa se prolongar. Então, se constroem colaborações, a partir da troca de experiências, de percepção de pontos de contato entre diferentes pesquisadores. Isso de fato está acontecendo. Então, abre-se a possibilidade de publicações em conjunto e até apresentação de novos projetos de pesquisa. A expectativa, efetivamente, desde o início, é de aprofundar o diálogo das universidades da Argentina e buscar conexões mais fortes entre os pesquisadores de lá e os da UFOP", conclui.

Veja também

10 Abril 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto vai receber entre maio e julho deste ano, estudantes da ISEN Yncréa Ouest, da...

Leia mais

13 Março 2024

Anna Tulie Araújo foi selecionada para integrar a delegação brasileira que participa da 68ª edição anual da Commission on the...

Leia mais

8 Março 2024

Está aberto o edital para seleção de candidatos ao Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional para o segundo semestre de 2024...

Leia mais

8 Março 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) recebeu três importantes visitas de representantes de universidades da França, Moçambique e Polônia...

Leia mais