Em comemoração ao centenário da visita do rei Albert I ao Brasil, o embaixador da Bélgica no país, Patrick Hermann, vai fazer uma série de entrevistas com pesquisadores brasileiros sobre o tema. Uma das convidadas foi a professora do Departamento de Educação e Tecnologias (Deete) Janete Flor de Maio Fonseca.
Segundo Janete, a sua entrevista será uma reflexão sobre o papel da viagem do rei para Minas Gerais, tanto no que se refere à importância política, econômica e social, quanto no tocante à contribuição para consolidar o imaginário político republicano. A questão foi tema da pesquisa de pós-doutorado realizada pela professora na Université Libre de Bruxelles, que tem como título "Lá vem o rei: a presença belga na construção da modernidade republicana em Minas Gerais. Da arquitetura de ferro à visita do casal real".
Esta é a primeira produção realizada pela docente com ampla documentação recolhida de arquivos belgas, motivo pelo qual recebeu o convite para ser uma das entrevistadas. “Estou feliz porque a escolha para a entrevista me reconhece como pesquisadora do tema. Acredito que é um passo importante para ampliar as possibilidades de investigação sobre as relações Brasil e Bélgica, e espero contar tanto com a UFOP quanto com a Embaixada Belga no Brasil para isso”, ressalta.
A entrevista será no dia 04 de agosto, às 17h. O acesso para assistir será pela
página do Facebook da Embaixada da Bélgica no Brasil.