Ir para o conteúdo

Projeto Intercambista Amigo fortalece e estimula a mobilidade acadêmica

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Artur Magalhães
Com mais de 100 universidades parceiras distribuídas em mais de 3 países, a UFOP atua tanto no envio quanto no recebimento de estudantes internacionais. Por meio da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Universidade, são divulgados semestralmente editais de mobilidade acadêmica, sempre no semestre anterior ao intercâmbio. As chamadas buscam incentivar e facilitar a colaboração em pesquisa, além de ampliar o acesso à educação internacional. 
 
Para facilitar a experiência de estudantes interessados em vivenciar a vida acadêmica fora do país, a DRI promove o projeto Intercambista Amigo. A iniciativa conecta alunos de graduação que pretendem participar da modalidade internacional a estudantes que já realizaram intercâmbio ou que estão atualmente no exterior, possibilitando a troca de informações, relatos e orientações práticas.
 

photo_2026-02-20_09.08.26-2.jpeg

Clara Lamacié
Silhueta de ciclista pedalando em rua ensolarada, com postes ornamentais e prédios coloniais verde-claros ao fundo; carros antigos estacionados e céu azul intenso completam a cena urbana.
Experiência em Cuba marca intercâmbio de estudante da UFOP
Uma das participantes do projeto é Clara Lamacié, estudante do curso de Jornalismo que realizou a mobilidade no semestre de 25.2 na Universidad de Sancti Spíritus José Martí Pérez, em Cuba. Segundo Clara, a experiência superou todas as expectativas. Ela afirma que não faria nenhuma escolha diferente, nem em relação ao país, à cidade, às disciplinas cursadas ou mesmo ao planejamento financeiro.
 
Parte desses acertos pode ser atribuída à troca que teve com uma amiga com quem compartilha casa, também estudante da UFOP, que havia realizado um intercâmbio para a Argentina participando de um dos editais com auxílio moradia e alimentação para a América Latina. Apesar de terem ido para países diferentes, em semestres distintos, o conhecimento compartilhado fez diferença no planejamento de Clara.
 
Para a estudante, esse tipo de troca é essencial para tornar a mobilidade acadêmica mais acessível. Ela destaca que a vivência internacional representa uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional que, assim como o ensino, a pesquisa e a extensão, é um dos pilares da universidade pública que deve ser aproveitado. "O aprendizado que a gente adquire ao sair do nosso lugar de origem é impressionante". 
 
Atualmente, a DRI disponibiliza uma lista com os nomes dos estudantes que já fizeram ou que estão em mobilidade acadêmica, as universidades de destino, os cursos e os e-mails para contato, facilitando a comunicação entre os intercambistas e os interessados.
 
Alunos que desejam colaborar com o projeto Intercambista Amigo podem se inscrever por meio do formulário divulgado pela DRI.

Veja também

13 Fevereiro 2026

Estudantes da Universidade de Ouro Preto (UFOP) podem concorrer a uma vaga de estágio internacional não remunerado no Chile, oferecida...

Leia mais

12 Fevereiro 2026

O Centro de Línguas e Culturas (Clic) abre inscrições para nova aplicação de testes internos de proficiência em Língua Espanhola...

Leia mais

12 Fevereiro 2026

O edital seleciona estudantes de graduação e pós-graduação para o Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP), da Lakehead University,...

Leia mais

9 Fevereiro 2026

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), por meio da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), recebeu na semana passada representantes...

Leia mais