skip to content

Ranking THE inclui UFOP entre as melhores universidades do mundo

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
A Universidade Federal de Ouro Preto está entre as 30 melhores instituições de ensino superior do Brasil, de acordo com ranking mundial Times Higher Education (THE) 2021. Posicionada na faixa 1001+, a UFOP aparece ao lado de outras 51 universidades do país, ocupando o 28º lugar da lista. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (2).

Ao todo, foram avaliadas 1527 instituições de 93 países ou regiões. Em 2019, apenas 46 instituições de ensino superior brasileiras entraram para o ranking das melhores do mundo, e a UFOP ocupava o 25º lugar.

A reitora Cláudia Marliére avalia que, "considerando que tivemos um 2018 — ano de referência desta avaliação — atípico em termos orçamentários, somado às assimetrias geradas por ações que buscaram desqualificar a universidade pública brasileira, permanecer em posição semelhante no ranking mundial, além de estar entre as 30 melhores do país, é um resultado excelente para a nossa Instituição".

Segundo ela, "mais uma vez fica claro que o esforço coletivo em defesa da universidade pública consegue se sobrepor às adversidades presentes em nosso cotidiano". Cláudia ainda destaca o desempenho do Brasil no ranking, com um conjunto de 34 instituições federais, 11 estaduais e sete particulares. "Faz-se necessário destacar que este esforço tem garantido a sobrevivência, com qualidade, das instituições de ensino superior brasileiras”.

A coordenadora de Assuntos Internacionais da UFOP, Jaqueline Pinheiro Schultz, lembra que o número de instituições brasileiras também foi ampliado neste ano, com seis instituições a mais em comparação ao ano anterior. "A UFOP segue presente no ranking mundial, o que é uma forma de reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Instituição, e que não é pautado pelos rankings. Seguimos buscando melhorar a coleta de dados e a compreensão dos indicadores, o que também contribui com a autoavaliação da Instituição", acrescentou.
 
Confira o ranking completo. 

Veja também

19 Outubro 2020

A UFOP, por meio da Coordenadoria de Assuntos Internacionais (Caint), abre pré-seleção de estudantes de pós-graduação, docentes efetivos e técnicos-administrativos...

Leia mais

16 Outubro 2020

Para participar da seleção, é preciso ser aluno de graduação regularmente matriculado em qualquer curso ofertado pela UFOP em Ouro...

Leia mais

14 Outubro 2020

As inscrições podem ser realizadas até 22 de outubro, por meio do envio de documentos para o e-mail isf@ufop.edu.br ...

Leia mais

29 Setembro 2020

A UFOP vai selecionar um estudante de pós-graduação, um docente e um técnico-administrativo para ocupar três das 100 vagas oferecidas...

Leia mais