Ir para o conteúdo

Ranking THE inclui UFOP entre as melhores universidades do mundo

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
A Universidade Federal de Ouro Preto está entre as 30 melhores instituições de ensino superior do Brasil, de acordo com ranking mundial Times Higher Education (THE) 2021. Posicionada na faixa 1001+, a UFOP aparece ao lado de outras 51 universidades do país, ocupando o 28º lugar da lista. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (2).

Ao todo, foram avaliadas 1527 instituições de 93 países ou regiões. Em 2019, apenas 46 instituições de ensino superior brasileiras entraram para o ranking das melhores do mundo, e a UFOP ocupava o 25º lugar.

A reitora Cláudia Marliére avalia que, "considerando que tivemos um 2018 — ano de referência desta avaliação — atípico em termos orçamentários, somado às assimetrias geradas por ações que buscaram desqualificar a universidade pública brasileira, permanecer em posição semelhante no ranking mundial, além de estar entre as 30 melhores do país, é um resultado excelente para a nossa Instituição".

Segundo ela, "mais uma vez fica claro que o esforço coletivo em defesa da universidade pública consegue se sobrepor às adversidades presentes em nosso cotidiano". Cláudia ainda destaca o desempenho do Brasil no ranking, com um conjunto de 34 instituições federais, 11 estaduais e sete particulares. "Faz-se necessário destacar que este esforço tem garantido a sobrevivência, com qualidade, das instituições de ensino superior brasileiras”.

A coordenadora de Assuntos Internacionais da UFOP, Jaqueline Pinheiro Schultz, lembra que o número de instituições brasileiras também foi ampliado neste ano, com seis instituições a mais em comparação ao ano anterior. "A UFOP segue presente no ranking mundial, o que é uma forma de reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Instituição, e que não é pautado pelos rankings. Seguimos buscando melhorar a coleta de dados e a compreensão dos indicadores, o que também contribui com a autoavaliação da Instituição", acrescentou.
 
Confira o ranking completo. 

Veja também

10 Abril 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto vai receber entre maio e julho deste ano, estudantes da ISEN Yncréa Ouest, da...

Leia mais

13 Março 2024

Anna Tulie Araújo foi selecionada para integrar a delegação brasileira que participa da 68ª edição anual da Commission on the...

Leia mais

8 Março 2024

Está aberto o edital para seleção de candidatos ao Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional para o segundo semestre de 2024...

Leia mais

8 Março 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) recebeu três importantes visitas de representantes de universidades da França, Moçambique e Polônia...

Leia mais