Ir para o conteúdo

UFOP discute parceria internacional para produção cinematográfica

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Regiane Barbosa
A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) recebeu nesta terça-feira (6) membros da Columbia College Chicago e da Loyola University Chicago para conversar sobre possível parceria para produções cinematográficas e ações de apoio social.
 
A Loyola University Chicago é uma instituição jesuíta que, além de proporcionar educação superior, possui como missão estabelecer e transmitir valores sociais e de apoio ao próximo, com atividades e ações diretamente ligadas às pessoas em situação de vulnerabilidade.
 
Com a presença da reitora da Escola de Comunicação da Loyola University Chicago, Elizabeth Coffman, a discussão foi proposta e comandada pelo professor e cineasta Miguel Silveira. A oportunidade serviu para compreender as intenções de cada instituição na parceria, colocando também em evidência as ações em conjunto de cada universidade voltadas para a população, em especial para aqueles que estão ou estiveram em alguma situação vulnerável.
 
A reunião também contou com a participação do vice-reitor da UFOP, Hermínio Nalini Junior, e de Missy Hernandez (Columbia College Chicago), Ted Hardin (Columbia College Chicago), a pró-reitora adjunta de Extensão e Cultura, Vanderlice Sol, Francisco Daher (Diretoria de Comunicação Institucional), Tatiana Ribeiro de Souza (Grupo de Estudos e Pesquisas Socioambientais - Gepsa), Lâne Mabel Soares (Cine Vila Rica), Anderson Medeiros (Departamento de Jornalismo), Flávio Pinto Valle (Departamento de Jornalismo) e Américo Bernardes (Departamento de Física).
 

img_9184.jpg

Regiane Barbosa
Representantes da UFOP e das universidades convidadas discutem parcerias
 
A Loyola University Chicago é, assim como a UFOP, uma instituição ativa em ações de impacto social e com trabalhos voltados para atender minorias ou pessoas em vulnerabilidade. Nas discussões, ambas as instituições falaram sobre alguns de seus projetos com participação ativa da população. A UFOP apresentou a sua parceria com o jornal "A Sirene", enquanto a universidade estadunidense trouxe as experiências da "Stateville Speaks" na Stateville Correctional Center (SCC), um presídio de segurança máxima masculino localizado em Crest Hill, Illinois, próximo a Chicago.
 
Com papéis semelhantes, o jornal "A Sirene" fala das lutas das pessoas atingidas e dos movimentos sociais por uma mineração mais justa e uma reparação integral dos crimes socioambientais da mineração. Já o "Stateville Speaks" é uma iniciativa na qual os alunos trabalham com os detentos e suas famílias, ajudando-os a contar histórias e participar do processo de reinserção social desses indivíduos. 
 
"Para os alunos da Loyola Chicago, é necessária a participação em compromissos cívicos, seja em apoio aos reclusos ou a outras causas sociais. Eles estão sempre procurando uma oportunidade de levar as suas experiências jornalísticas ou seu conhecimento em ciências ambientais para o público e trazer ajuda às pessoas que necessitam", como explica a reitora da Escola de Comunicação.  
 
Com vasta experiência em produções cinematográficas, Elizabeth também produz documentários e conteúdos audiovisuais voltados a conflitos históricos e questões sociais pertinentes ao redor do mundo, abordando temas como a formação da Bósnia, as questões ambientais de Veneza e a realidade vivida em Louisiana após o furacão Katrina. A gestora diz que seus trabalhos são voltados especificamente a salvar o planeta e à proteção dos direitos dos indivíduos.
 
Para a pró-reitora adjunta de Extensão e Cultura (Proex) da UFOP, Vanderlice Sol, o momento foi "uma oportunidade de fazer trocas interculturais em uma perspectiva dialógica transdisciplinar que transcende o curso de Jornalismo, podendo envolver outros campos do saber e permitindo novos olhares e a construção de novos saberes". Ela acrescenta que "a Proex apoia as iniciativas de cooperação internacional por diversas razões, uma delas é por ser um movimento que parte do Cine Vila Rica, que é um espaço dedicado à arte, cultura e educação".
 
 
 

Veja também

24 Abril 2024

O Ministério de Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (Mext) do Japão disponibiliza bolsas de estudo para alunos brasileiros de...

Leia mais

10 Abril 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto vai receber entre maio e julho deste ano, estudantes da ISEN Yncréa Ouest, da...

Leia mais

13 Março 2024

Anna Tulie Araújo foi selecionada para integrar a delegação brasileira que participa da 68ª edição anual da Commission on the...

Leia mais

8 Março 2024

Está aberto o edital para seleção de candidatos ao Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional para o segundo semestre de 2024...

Leia mais