Ir para o conteúdo

UFOP é certificada pelo Inep como posto aplicador do Celpe-Bras

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) alcançou um importante marco em seu plano de internacionalização: o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) concedeu à Universidade a certificação como posto aplicador do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras).

O Celpe-Bras é um exame destinado a estrangeiros que buscam obter a certificação de proficiência em língua portuguesa como língua estrangeira. Com a certificação concedida pelo Inep, a UFOP está habilitada a aplicar o exame, o que fortalece seu papel como instituição de referência no ensino da língua portuguesa para estudantes estrangeiros.

O diretor de Relações Internacionais, Anderson Gamarano, destacou a importância dessa conquista para a Universidade. Segundo ele, a certificação como posto aplicador do Celpe-Bras integrava o plano estratégico de internacionalização e está alinhada com as políticas linguísticas da Instituição. "Além do público interno, poderemos também receber candidatos de diferentes regiões do Brasil interessados no exame. Ao vir para a UFOP realizar tal exame, essa pessoa conhecerá nossa Universidade, tornando-se um potencial candidato a futuro aluno", enfatiza o diretor.

A professora do Departamento de Letras (Delet) Anelise Fonseca Dutra foi nomeada coordenadora do Centro Aplicador, assumindo a responsabilidade de capacitar a equipe que estará envolvida na condução do exame. Além disso, ela será encarregada de gerenciar as inscrições, receber o material fornecido pelo Inep, coordenar todo o processo de aplicação e, por fim, enviar os testes realizados de volta ao Inep.

O Celpe-Bras pode ser ofertado duas vezes no ano, sendo aceito por empresas e instituições de ensino superior nacionais e internacionais. O exame também é exigido nos processos de validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no país.

Veja também

24 Abril 2024

O Ministério de Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (Mext) do Japão disponibiliza bolsas de estudo para alunos brasileiros de...

Leia mais

10 Abril 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto vai receber entre maio e julho deste ano, estudantes da ISEN Yncréa Ouest, da...

Leia mais

13 Março 2024

Anna Tulie Araújo foi selecionada para integrar a delegação brasileira que participa da 68ª edição anual da Commission on the...

Leia mais

8 Março 2024

Está aberto o edital para seleção de candidatos ao Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional para o segundo semestre de 2024...

Leia mais