A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e a Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia (UPTC) firmaram convênio de cooperação em projetos de pesquisas, nesta terça (20), mediado pela Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAINT). Assinado pelos reitores das duas universidades, Cláudia Marliére e Afonso Lopez, respectivamente, o documento oficializa a mobilidade acadêmica internacional para estudantes, docentes e técnicos-administrativos das duas universidades.
Entre as cinco melhores universidades da Colômbia, a UPTC oferece 70 cursos de graduação e 55 de pós-graduação, entre mestrado e doutorado, além dos cursos à distância. A instituição possui campi na capital colombiana, Bogotá, e nas cidades do interior do país, Tunja, Sogamoso, Duitama e Chiquinquirá.
Na reunião, também estiveram presentes o vice-reitor da UFOP, Hermínio Arias Nalini Júnior, o professor do Departamento de Educação José Rubens Lima Jardilino e a coordenadora da CAINT, Jaqueline Schultz. Além do convênio, os reitores e o vice-reitor discutiram a dupla titulação para os alunos da área da Educação.
Dupla titulação - é ofertada aos alunos de cursos que possuem currículos afins. Assim, o estudante que já concluiu sua primeira Pós-Graduação na UFOP precisará cursar apenas algumas matérias na UPTC para obter os dois títulos.
Conheça a Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia no site.