Ir para o conteúdo

UFOP firma parceria com Universidade de Moçambique

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Lívia Ferreira

O reitor Nobre Roque dos Santos, da Universidade Zambeze (UniZambeze), e o vice-reitor Hermínio Arias Nalini Júnior, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), se reuniram a fim de avaliar uma parceria entre as universidades.

O objetivo é construir um amplo acordo que possa contemplar a todos: professores, estudantes e técnicos, com um apontamento para áreas específicas e que interessam às duas universidades. O foco da reunião foi a mobilidade e o departamento de Engenharia.

Criada em 2009, a UniZambeze é semelhante à UFOP, pelo fato de contemplar a mineração regional em seus estudos e pesquisas.

O reitor Nobre dos Santos enfatizou a necessidade de estreitar relações entre universidades de diferentes países, aproximando culturas e melhorando estruturas para o desenvolvimento científico, a fim de encontrar soluções para os desafios pelos quais as universidades passam. 

dsc_0051.jpg

CAINT
Hermínio e Nobre assinando contrato de parceria

A UniZambeze iniciou seu programa de mobilidade com o curso de medicina na Espanha, mas é no Brasil que se encontram a maior parte de suas parceiras, como a Universidade de Brasília (UnB), primeira universidade brasileira a fazer um acordo com a instituição moçambicana. 

No caso da UFOP, o interesse surgiu já faz muito tempo, segundo o reitor. Além de seu filho estudar na Universidade, ele a conhece por meio de cursos já realizados em Moçambique e por pesquisas científicas da área de mineração.

A falta de recursos e os recentes cortes não puderam ser deixados de lado na reunião, visto que vão ser obstáculos na hora de criar editais para mobilidade e outras bolsas. Mas a situação financeira não desanimou os presentes."Precisamos ampliar nossas fronteiras — e não só na Europa, mas sim em países que estão em estágio de desenvolvimento semelhantes ao nosso — e apoiar aqueles que querem e necessitam avançar dessa forma: na parte técnica e na busca de conhecimento. As parcerias têm necessidades e objetivos diferentes em cada momento, em cada país e em cada universidade, e eu acho que aqui temos campos de atuação enormes que podem ajudar", comenta Hermínio.

Jaqueline Schultz, Coordenadora de Assuntos Internacionais, insistiu na importância da parceria, mesmo com o orçamento reduzido: "não temos tanto recurso agora, mas estamos buscando alguns fatores para que a parceria aconteça".

Após a reunião, o reitor da UniZambeze visitou o Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea), em João Monlevade.

Veja também

10 Abril 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto vai receber entre maio e julho deste ano, estudantes da ISEN Yncréa Ouest, da...

Leia mais

13 Março 2024

Anna Tulie Araújo foi selecionada para integrar a delegação brasileira que participa da 68ª edição anual da Commission on the...

Leia mais

8 Março 2024

Está aberto o edital para seleção de candidatos ao Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional para o segundo semestre de 2024...

Leia mais

8 Março 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) recebeu três importantes visitas de representantes de universidades da França, Moçambique e Polônia...

Leia mais